Introdução ao Voodoo Urbano - Por Houngan: Muhammad Abdul.

Bem-vindos à introdução ao Voodoo Urbano. Nesta aula, exploraremos a adaptação contemporânea das práticas e crenças tradicionais do Voodoo. Prepare-se para uma jornada fascinante através das energias e mistérios do Voodoo Urbano.

Para falar so voodoo urbano temos que começar pel Revolução Haitiana, que foi verdadeiramente um marco histórico, não apenas na história do Haiti, mas também no contexto global da luta pela liberdade e contra a escravidão. O papel do Vodu nesta revolução é fascinante, pois serviu como uma força unificadora e inspiradora para os africanos escravizados. A cerimônia em Bois Caïman em 1791, muitas vezes considerada o ponto de partida da revolução, destaca a importância do Vodu como uma forma de resistência e mobilização.

A exploração colonial na ilha de Hispaniola, inicialmente pela Espanha e posteriormente pela França, criou condições extremamente cruéis para os escravos africanos nas plantações de açúcar. O crescimento da população escrava ao longo dos anos é um testemunho do horrível sistema de escravidão que existia.

A transição da colônia espanhola para o controle francês através do Tratado de Ryswick em 1697 marca um ponto crucial na história da ilha e estabeleceu as bases para a exploração e o sofrimento que os escravos enfrentariam nas mãos dos colonizadores franceses.

O Vodu, com suas raízes africanas e sua influência cultural e espiritual, desempenhou um papel significativo na revolta dos escravos, proporcionando-lhes uma sensação de identidade, força e resistência espiritual contra seus opressores. A Revolução Haitiana é um exemplo poderoso da capacidade de resistência e luta por liberdade e justiça, onde a religião e a cultura desempenharam um papel crucial.

Os Maroons, liderados por figuras proeminentes como François Makandal e Boukman Dutty, desempenharam um papel crucial na luta contra a opressão e a escravidão no Haiti colonial. François Makandal é lembrado como um Oungan com profundo conhecimento das plantas e venenos, além de ser descrito como carismático, capaz de unir os diferentes grupos Maroons em uma rede secreta de resistência.

Makandal liderou ataques noturnos às plantações, incendiando propriedades e envenenando os opressores, desafiando assim o sistema escravocrata. Sua coragem e liderança inspiraram outros a se rebelarem contra seus senhores.

Apesar de sua prisão e execução em 1758, a morte de Makandal não acabou com a resistência. Pelo contrário, abriu caminho para Boukman Dutty emergir como uma figura central na luta pela liberdade. Boukman, cujo nome pode indicar que ele era uma pessoa "letrada", era conhecido por sua imponência física e temperamento formidável.

Muitos acreditam que Boukman presidiu a cerimônia Vodu que marcou o início dos ataques às plantações no norte do Haiti. Sua liderança na guerrilha e sua habilidade para mobilizar os escravos foram fundamentais para o avanço da revolta contra a escravidão.

A saga de Makandal e Boukman destaca a importância da resistência e da solidariedade entre os oprimidos na luta pela liberdade e dignidade. Suas histórias continuam a inspirar e ressoar na história do Haiti e além, como exemplos de coragem e determinação na face da injustiça.

(BOUKMAN: NA IMAGEM). A revolução de Makandal e Boukman desempenhou um papel crucial na formação do Voodoo Urbano, destacando a resiliência e a resistência das comunidades africanas escravizadas no Haiti.

### Revolução de Makandal François Makandal foi um líder maroon e sacerdote Voodoo que, durante a década de 1750, organizou uma rede de resistência entre os escravos. Ele usou seu conhecimento de plantas venenosas e sua influência espiritual para incitar revoltas e envenenar colonizadores. Makandal simboliza a fusão entre a luta pela liberdade e a prática espiritual, estabelecendo uma base para o Voodoo como uma força de resistência e identidade cultural.

### Revolução de Boukman Dutty Boukman foi um sacerdote Voodoo e um dos líderes do início da Revolução Haitiana em 1791. A cerimônia de Bois Caïman, liderada por Boukman, é considerada o ponto de partida da revolta escrava que culminou na independência haitiana. Durante essa cerimônia, Boukman invocou os espíritos Voodoo para inspirar coragem e união entre os escravos, reforçando o papel do Voodoo como catalisador de mudança social e resistência.

### Importância para o Voodoo Urbano Essas revoluções destacam o Voodoo não apenas como uma prática religiosa, mas como um movimento de resistência e identidade cultural. No contexto urbano moderno, o Voodoo continua a servir como um meio de preservar a herança cultural africana, resistir à opressão e encontrar força espiritual. As histórias de Makandal e Boukman inspiram práticas urbanas de Voodoo que combinam tradição e adaptação às novas realidades sociais e culturais das cidades.

A influência desses líderes revolucionários é evidente na persistência do Voodoo como uma prática viva e relevante, tanto nas áreas rurais quanto nas urbanas, celebrando a liberdade, a resistência e a conexão espiritual com os ancestrais.

Os Loás, também conhecidos como espíritos ou deidades no Vodu haitiano, desempenham um papel central na prática e na cosmovisão dessa religião.

(ATENÇÃO NUNCA DEVEM SER SINCRETIZADA (Comparadas) COM FIGURAS DAS MATRIZES BRASILEIRAS OU CRISTÃS, E SIM SE MANTER FIEL AO LEGADO DE LIBERDADE E REVOLUÇÃO AFRICANO)

Dois Loás particularmente importantes são Limba e Li Grand Zumbi.

(IMAGEM:LIMBA)

Quem é:Limba Um dos loas de Nova Orleans, acredita-se viver entre as rochas. Ele tem um apetite insaciável e persegue, mata e come pessoas. Até os próprios devotos dele não estão a salvo de sua fome, entidade deve ser tradada com respeito e acordos sempre cumpridos.

1. *Limba:*

- apesar de tudo Limba é um Loá associado à cura e à saúde. Ele é frequentemente invocado em rituais de cura e em casos de doenças físicas ou espirituais. Como um curandeiro espiritual, Limba é venerado por sua capacidade de trazer equilíbrio e bem-estar aos devotos.

- Além de suas atribuições de cura, Limba também é considerado um guardião espiritual, oferecendo proteção e orientação aos que o invocam. Sua presença é frequentemente sentida como reconfortante e fortalecedora.

Quem é: Li Grand Zombi Li Grand Zombi era o nome da cobra de Marie Laveau, uma grande jibóia ou píton-real, que foi adorada em seus Rituais Voodoo em Bayou St. John ,Nova Orleans. A véspera de São João, 23 de junho, o dia que foram realizadas as maiores reuniões Voodoo onde até os membros da "alta sociedade" foram convidados incluindo repórteres, cidadãos proeminentes e a polícia. É também o dia em que alguns crentes afirmam que o fantasma de Marie Laveau se eleva dos mortos.

2. *Li Grand Zumbi:*

- Antigamente usava se uma vibração animal de um Gege com a função de Li Grand Zumbi Loá que tem suas raízes na história da resistência e da luta pela liberdade. Ele é frequentemente associado ao espírito do líder rebelde e herói nacional do Haiti, Toussaint Louverture.

- Como um símbolo de resistência e determinação, Li Grand Zumbi é invocado em momentos de luta e adversidade. Ele inspira coragem, força e solidariedade entre aqueles que buscam libertação e justiça.

- Li Grand Zumbi também é venerado por sua sabedoria e liderança, servindo como um guia espiritual para aqueles que buscam orientação em tempos difíceis. Sua presença é muitas vezes sentida como uma fonte de inspiração e encorajamento para aqueles que seguem o caminho da libertação.

Mesmo utilizando o Gegê (Guege) da cobra de Marie Laveau a função continua a mesma.

Tanto Limba quanto Li Grand Zumbi representam aspectos importantes da experiência humana no contexto do Vodu haitiano. Eles são venerados e invocados não apenas como figuras divinas, mas também como aliados e protetores que estão sempre presentes para apoiar e guiar os devotos em sua jornada espiritual e terrena.

(imagem representativa de Li Grand Zumbi)

Como profissional ético, devo enfatizar que o Vodu/Voodoo é uma prática séria e respeitosa, e não deve ser tratado de forma leviana ou sensacionalista. Além disso, é importante respeitar as tradições e crenças dos praticantes do Vodu/voodoo haitiano.

*Ritual para Invocar Li Grand Zumbi:*

Materiais necessários:

1. Um altar dedicado a Li Grand Zumbi, decorado com símbolos de luta pela liberdade e justiça.

2. Uma vela vermelha, representando a cor da coragem e da paixão.

3. Um punhal ritualístico ou faca de cerimônia, para simbolizar a determinação e a resistência.

4. Um objeto de metal, como uma corrente ou algemas, simbolizando a opressão enfrentada pelo povo.

5. Um caldeirão ou recipiente de fogo para queimar oferendas.

6. Um espaço tranquilo e seguro para realizar o ritual.

Passos do ritual:

1. Preparação: Purifique-se lavando as mãos e acendendo incenso de sândalo para limpar o espaço. Vista-se de branco como sinal de respeito e pureza espiritual, vermelho para guerra e luta ou preto para ataques e proteção.

2. Abertura do círculo: Trace um círculo no chão ao redor do altar, representando a proteção divina e a separação do mundo profano (quadrodo representa o nosso mundo profano onde há limites pois há lados, e dentro dele um círculo que simboliza o espíritual que simboliza a eternidade sem limites da cobra mordendo o próprio rabo) Recite uma invocação de boas-vindas a Li Grand Zumbi, pedindo sua presença e orientação: não irei ensinar isso aqui só pela mentoria.

3. Acender a vela: Acenda a vela vermelha no altar, visualizando sua chama como um farol de coragem e determinação.

4. Invocação: Segure o punhal ritualístico e recite um chamado a Li Grand Zumbi (ensinado só na mentoria), pedindo sua força e sabedoria para enfrentar os desafios da vida. Entoe cânticos de libertação e resistência enquanto bate no objeto de metal ou tambores. simbolizando a quebra das correntes da opressão.

5. Oferecimento: Coloque oferendas simbólicas, como frutas ou alimentos tradicionais, no caldeirão em chamas como uma oferta de gratidão e respeito a Li Grand Zumbi.

6. Meditação e comunhão: Sente-se em silêncio diante do altar, abrindo-se para receber a orientação e a inspiração de Li Grand Zumbi. Medite sobre a luta pela liberdade e justiça, conectando-se com o espírito do herói rebelde.

7. Encerramento: Agradeça a Li Grand Zumbi por sua presença e orientação. Desfaça o círculo traçado no chão e apague a vela, encerrando o ritual com respeito e reverência.

Lembre-se sempre de praticar qualquer forma de espiritualidade com respeito, responsabilidade e consideração pelas tradições e crenças envolvidas.

Limba, como um Loá associado à cura e à saúde, é frequentemente invocado em rituais de cura no Voodoo haitiano para ajudar a aliviar uma variedade de aflições físicas e espirituais. Ele ensina a curar vários Malês incluindo a dor de estômago "é e isso que vou ensinar". Embora não haja uma lista definitiva de ervas específicas associadas ao uso de Limba para curar a dor de estômago, algumas ervas comumente utilizadas na medicina tradicional haitiana podem ser consideradas para esse propósito:

1. *Gengibre (Zingiber officinale):* O gengibre é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e digestivas. Pode ajudar a aliviar dores de estômago, náuseas e indigestão.

2. *Hortelã (Mentha spp.):* A hortelã é reconhecida por suas propriedades calmantes e refrescantes no sistema digestivo. Pode ajudar a aliviar a dor de estômago e reduzir a inflamação.

3. *Camomila (Matricaria chamomilla):* A camomila é usada há séculos como remédio natural para problemas digestivos, incluindo a dor de estômago e a irritação gastrointestinal. Tem propriedades relaxantes e anti-inflamatórias.

4. *Funcho (Foeniculum vulgare):* O funcho é uma erva que ajuda a aliviar a indigestão, cólicas estomacais e gases. Também pode ajudar a relaxar os músculos do trato digestivo.

5. *Erva-cidreira (Melissa officinalis):* A erva-cidreira é conhecida por suas propriedades calmantes e pode ser útil para aliviar a dor de estômago causada por estresse ou nervosismo. Também pode ajudar a reduzir a inflamação.

Essas são apenas algumas das muitas ervas que podem ser consideradas para ajudar a aliviar a dor de estômago no contexto do Vodu haitiano. É importante notar que a medicina herbal deve ser usada com cuidado e, se alguém estiver enfrentando problemas de saúde graves, é sempre recomendável consultar um profissional de saúde qualificado antes de iniciar qualquer tratamento à base de ervas.

Retrospectiva das aulas passadas:

1 Voodoo não se cobra ou a magia não se instala.

2 você ajuda a sociedade a ser mais justa, terá mais poderes.

3 mais poderes, te ajudam financeiramente e espiritualmente.

4 o poder é muito Loko.🔥🎩☠️

5 a entidade do Voodoo não são nada parecidas com as desenvolvidas no Brasil.

6 o poppet, boneco voodoo não é usado do jeito que Hollywood usa.

7 como fazer o poppet Voodoo.

8 a diferença entre os Loás fiéis a cultura África e os concretizados com o cristianismo no Brasil.

9 Iemanjá e suas hervas.

Próximo aula:

Em 14 de agosto de 1791 e sua importância para o Voodoo. Marie Laveau, justa e implacável, polêmicas e segredos da Mambo conhecida como rainha do Voodoo. Ritual de Marie Laveau para sentir fantasmas. Mais dois Gegês: L'inglesou e Loko (também escrito como Loco) "sim, o termo ficou loco. do Latim ao português tem profundas origens em entidades africanas"*

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