Mantras & Pujas - Mestre: Ryujin.

O que é um mantra?

Segundo o hinduísmo, um mantra é um conjunto de palavras sagradas/afirmações que têm o propósito tanto da invocação quanto da evocação. Os mantras podem chamar a energia das divindades para determinados rituais, mas também podem ser utilizados para incorporar qualidades e energias no dia a dia, com foco na evolução do ser para alcançar a transcendência e principalmente se proteger contra influências negativas. Acredita-se que a prática regular dos mantras pode trazer inúmeros benefícios além dos citados, além de se conectar com a divindade e trazer para dentro do seu corpo as suas qualidades. A prática do mantra juntamente com a meditação irá ajudar para que o corpo possa se desenvolver e, com isso, trabalhar em conjunto com a divindade.

Bija mantra

Bija mantras (mantras de semente) são utilizados para abrir os canais energéticos, equilibrando a energia dos chakras e dos elementos. Acredita-se que a prática deste mantra antes de um ritual ou puja ajuda na conexão com a energia da natureza, trazendo uma maior conexão consigo mesmo.

Mantras elementais

Terra: Lam

Água: Vam

Fogo: Ram

Ar: Yam

Éter: Ham, om... (Silêncio)

Chakras

Chakra Raiz (Muladhara) - "Lam"

Chakra Sacral (Swadhisthana) - "Vam"

Chakra do Plexo Solar (Manipura) - "Ram"

Chakra Cardíaco (Anahata) - "Yam"

Chakra Laríngeo (Vishuddha) - "Ham"

Chakra Frontal (Ajna) - "Om" ou "Aum"

Chakra Coronário (Sahasrara) - "Om" "Aum"... (Silêncio)

Montando uma puja

Para montar uma puja, podemos utilizar itens básicos ao avançado, no entanto, antes de tudo vamos listar itens que são fundamentais em qualquer puja, sendo eles: Símbolo dos 4 elementos.

Terra: plantas, flores, cristais, frutas e verduras

Água: Copo, taça ou jarro de água

Fogo: velas, lamparinas e velas feitas com Ghee

Ar: incenso, penas e sino (sino é fundamental)

Uma representação da divindade (podendo ser um quadro, estátua, representação de um animal ou símbolo)

Mantras da divindade em específico

Japamala (para ajudar nos mantras)

Itens adicionais

Bandejas, pote de vidro ou barro, japamala e pulseira de Rudraksha, conchas, moedas, colares, incensários, adorno para as divindades, pós e tinturas especiais.

Iniciando a puja

Após o altar estar devidamente arrumado com as oferendas e símbolos, vamos dar início à puja. Geralmente é feito o ritual de Abhishekam, onde a divindade é lavada com água, leite, iogurte, mel, Ghee, água de coco... Durante o ritual mantras são entoados para a divindade que está sendo lavada. Após o ritual, a divindade recebe adornos e é colocada no centro do altar. O sino é tocado três vezes para dar início à puja (vale lembrar que antes de louvar qualquer divindade no hinduísmo, Ganesha deve ser chamado antes de todos, pois não existe comunicação sem Ganesha). Os incensos e velas são acessos e oferecidos para a divindade (tudo que é oferecido para a divindade deve ser circulado por ela no total de três vezes ou nove vezes, no sentido horário e sempre entoando o mantra ou em silêncio). O mantra da divindade é entoado 108 vezes com o auxílio da japamala. Após a finalização do mantra, uma leve meditação é feita e por fim alguns agradecimentos. O sino é tocado 3 vezes para a finalização do ritual e é feita a saudação da divindade 3 vezes (exemplo Ganesha: Jay Ganesha, Jay Ganesha, Jay Ganesha, Jay Jay Namah). As frutas e oferendas são distribuídas entre as pessoas e é consumida no final do ritual.

Comentários

Postagens mais visitadas