Trabalhando e limpando a nossa energia - Mestre: Arcanjo Pather Andreiphontes.

A seguir veremos uma série de exercício de respiração conhecidos como PRANAYAMA que trabalham a nossa energia e também são ótimos para limpar e repor energia.

      Enquanto a respiração (prana) for irregular, a mente permanecerá instável; quando a respiração se acalmar, a mente permanecerá imóvel e o yogi conseguirá a estabilidade. Por conseguinte, deve-se controlar a respiração.

(Hatha yoga pradipika II. 2.)

A energia do Prana é o que chamamos de energia limpa, ou energia fria, uma energia que nos vem direto do cosmo não condensada e por isso ela limpa a nossa energia e revigora o nosso corpo.

Os exercícios de respiração do Pranayama têm como objetivo controlar a sua energia (prana), criar um corpo saudável, aquietar a mente, trazer equilíbrio das emoções, restabelecer a energia do seu corpo. A respiração é uma só, a diferença é a forma como a executamos. Vamos aprender e executar algumas delas.

RESPIRAÇÃO ABDOMINAL

Sente-se ou deite-se. Mantenha a coluna ereta. 

Inspire (ar para dentro) e a barriga é projetada para fora, visualize a energia preenchendo você como uma nuvem azul. Expire (ar para fora) barriga para dentro, visualize a energia saindo de você como uma nuvem amarela.

Durante o exercício não estufe a barriga, deixe-a relaxada.

Porque as cores azuis e amarelas?

O azul reduz levemente a freqüência cardíaca, reduz a pressão sanguínea e tem um feito hipnótico no sistema nervoso central. Reduzindo os ritmos cardíacos, respiratório e nervoso, o organismo tende a recarregar-se de energia.

O amarelo estabelece certo grau de equilíbrio entre as ações e reações do sistema nervoso e o fato de levemente elevar a pressão sanguínea trabalha para que a queda provocada pelo azul não jogue nas mãos de Hypnos as pessoas que já tem uma pressão abaixo da média.

RESPIRAÇÃO MÉDIA

O movimento é feito com as costelas e suas mãos serão postas sobre ela para que você perceba distensão das mesmas. Inspire a energia azul e movimente as costelas como uma sanfona distendendo.

Expire a energia amarela, tentando perceber as costelas fechando.

Vamos trabalhar todos os exercícios com as cores azul e amarelo, pois a idéia é relaxar o máximo para poder limpar e recarregar a nossa energia com eficiência. É comum que se pense que estamos tirando a cor amarela de dentro de nós com a expiração, logo, poderíamos estar tirando o seu efeito ao invés de usufruir dele. Porém também é comum que se pense que a gente só tira da gente o que está na gente...

RESPIRAÇÃO ALTA

É executada com as mãos sobre a clavícula, quando respiramos os ombros se elevam de forma natural, portanto, não é necessário forçá-la.

Inspire a energia azul enquanto a clavícula se eleva.

Expire a energia amarela enquanto a clavícula se abaixa

RESPIRAÇÃO COMPLETA

Essa é a união dos três estágios de repiração.

Ao inspirar a energia azul, jogue a barriga pra fora, expanda

a costela e encha o peito.

Ao expirar a energia amarela, esvazie o peito, depois as costelas e por último “contraia” a barriga.     

Dando continuidade...

Bloqueie a narina direita com o polegar da mão direita, inspire a energia azul pela narina esquerda.

Bloqueie as duas narinas e retenha o ar nos pulmões encostando o queixo no peito, enquanto visualiza e sente a transmutação da energia azul para a amarela.

Abra a narina direita e feche a esquerda com o dedo anelar e expire a energia amarela.

Repita o processo sempre alternando as narinas.

Num primeiro momento realizaremos esse processo sem definir um tempo específico, executando-o em cerca de vinte minutos por dia. Após estarmos familiarizado com o exercício vamos dividi-lo da seguinte forma: Inspiração por 3 segundos, pressão por 5 segundos e expiração por 7 segundos.

Esses exercícios podem ser realizados dos os dias a noite antes de dormir, para te limpar dos excessos do dia, e/ou pela manhã ao acordar para uma bateria extra diária.

Comentários

Postagens mais visitadas