Olodumarê é a criação da família funfun - Escrito por Yá Patrícia Ty Oyá.

OLODUMARÊ a criação dos orisà a família funfun

São divindades que tem como rito comum o uso de elementos e oferendas de cor branca ou derivada, e tabus alimentares ou outros, por vezes também semelhantes. Quando não, são também assim chamados por fazerem parte do processo da criação – que são os casos, principalmente, de Odùduwà e Òrúnmìlà.

São considerados com um grande clã "A Família funfun"

Obatalá se tornou o mais conhecido e reverenciado de todos os orisà da terra yorubá

Em yorubá criou obatalá que também significa criador da humanidade nas religiões de matrizes africanas, chamado também de Osalá,Oduduwá,Orumilá, Oxalufã homem ancião e oxaguiã o guerreiro.

Sendo o primeiro orisá criado por Olodumarê sendo o próprio Oxalufã que significa rei de vestes brancas, raiz de todos os orisás. A família funfun fazem parte na crianção do universo, considerados como ancestrais espirituais de tudo que possa ocorrer nos dois planos Orun(terra do renascimento) Ayié(terra).

É o pai de todos, um orisà sábio e benevolente com os seus filhos, ele nos eleva pelos caminhos da vitória, ele é regente do trono de ifé, na cidade de ifé (Nigéria).

Está associado em todos os assuntos que envolve esperança e a confiança em (Deus) Olodumarê.

BRASIL chamamos de:

OXALUFÃ (o velho sábio e curvado).

Oxalá esse orisà é vagaroso e vem curvado para mostrar a humanidade a humildade e sabedoria, apoiando se no opaxorô.

Um cajado de metal prateado, com um pombo-branco, ele está diretamente ligado a paz, sabedoria e paciência.

Salvação: EPA, BABA

Ferramenta: Opaxorô

Animal:pombo-branco(que chamamos de Irilé)

Caracol(que chamamos de Ibi)

Cor: Branco

Comida: inhame, canjica, farinha de milho branca.

Com a canjica fazemos o acaçá, uma das principais comidas do candomblé, também chamada de acaçá, oferecida para nossos orisás até para Exu.

Cor de vela: branca

Dia da semana: sexta-feira

Quizilas

Azeite de dendê

Cores preto e vermelho

Bebida café entres outras

Quando estamos em obrigações para esse orisà não usamos essas cores, não praticamos sexo e também bebidas alcoólicas Pois ele também é o dono do sêmen

Substâncias

Chumbo

Prata

Algodão

Ossos

O Ibim, que é chamado o boi de Oxalá, é sua oferenda favorita juntamente com o Ebô. E Ibim também é o nome do toque dedicado à Oxalá. E as Águas de Oxalá é a sua principal festa realizada sempre no mês de janeiro nas principais casas tradicionais da Bahia.

OXAGUIÃ – OXALÁ NOVO

Oxaguiã, este Orixá é muito conhecido no panteão Yorubá e no Candomblé.

No Candomblé, Oxaguiã faz parte dos orixás brancos, alguns o tratam como o filho de Oxalá ou Oxalufã, outro dizem que Oxaguiã é apenas um caminho ou qualidade do Orixá Oxalá, mas o que se sabe é que Oxaguiã se veste de branco, em algumas casas usa-se o azul-claro ou prata, É o “Moço Guerreiro” ou “Oxalá Jovem” como é conhecido, é ligado ao elemento ar, e ao fogo, suas ferramentas é a espada, o escudo e o pilão, sendo o seu principal simbolo.

As lendas contam que quando Olorum criou a terra os Orixás tiveram o patronato das manifestações da natureza, enquanto Oxaguiã inventou o pilão, para pilar sua comida favorita o qual é o inhame, então foi dado a Oxaguiã que também é chamado Ajagunã o patronato do progresso, do aperfeiçoamento.

Pois ele ajudou para a evolução da humanidade, inventando várias ferramentas Até hoje na África existe um culto a Oxaguiã

Efun é um nome jeje-nago dado a vários tipos de pó, utilizados nos rituais afro brasileiro. É muito mais conhecido pelos leigos e o povo da umbanda como pemba, nomeclatura utilizada pela nação Angola. É um potente giz branco empregado nas pinturas iniciáticas de todos os Orisa, principalmente os Orisa funfun. Que é considerado sagrado, traz o equilíbrio, tranqüilidade, paz e paciência. Muito empregado no preparo de diversas fórmulas para várias finalidades. Faz parte do ase de sangue branco do reino mineral. Tipos de efunEfun ou pemba mineral é um pó retirado de calcário, encontrados na natureza em várias cores, também chamada de tabatinga. É utilizado na feitura de santo que serve para pintar o corpo do neófito, chamada de efum fum (pó branco).Efun ou pemba vegetal é um pó retirado de frutos tipo: obi, orobo, aridan, pichurin, nós-moscada e folhas sagradas. A mistura do efun mineral e o efum vegetal recebe o nome de atin e só deve ser preparada pela iyaefun ou iyalorixa. A farinha de mandioca é chamada naturalmente de efun nos terreiros de candomblé.Efun ou pemba animal é um pó retirado de ossos e cartilagens dos animais utilizados em sacrifícios aos orixás. Esta extração deve ser feita pelo axogun ou babalorixá, entrando na preparação de assentamento de orixa.

Também oferecemos a galinha de Angola branca para osalá

Só oferecemos bichos fêmea para osalá, pois ele é considerado um orisá sem sexo

Os melhores chefes de família costumam ser filhos de Oxalá. Sua forma equilibrada, correta e justa de reger a família os torna bons líderes, eles sabem equilibrar o lado racional e emocional muito bem. Só tem alguns poréns: são impacientes, metódicos e meticulosos, por isso agradá-los é algo complicado.

Eis aqui um defeito complicado para quem convive com os filhos de Oxalá: eles têm tendência à reclamação. Como se acham os donos da verdade, que estão sempre com a razão, acabam sendo egocêntricos e achando que todo mundo faz as coisas errado (ou pelo menos pior do que eles) e acabam por reclamar constantemente. Dificilmente se contentam com aquilo que têm na vida, e por isso, acabam por reclamar (muitas vezes de barriga cheia).

Os filhos de oxalá se apegam muito às pessoas e têm o sonho de tornar o mundo um local melhor para se viver. Com seu jeito calmo, escrupuloso e honesto, tenta pregar aos outros o que é certo e como isso pode contribuir para um mundo melhor.

Que osalá abençoe a todos EPÁ BABA

Comentários

Postagens mais visitadas