POVOS BANTUS OS FUNDADORES DO CANDOMBLÉ NA AFRICA INTRODUÇÃO - Mestra: Yá Patricia Ty Oyá.

INTRODUÇÃO

1. Origens e Expansão dos Bantus

Os bantus são provavelmente originários dos Camarões e do sudeste da Nigéria. Por volta de 2000 a.C., começaram a expandir seu território na floresta equatorial da África Central. Mais tarde, por volta do ano 1000, ocorreu uma segunda fase de expansão mais rápida para o leste, e finalmente uma terceira fase em direção ao sul do continente, quando os bantus se miscigenaram com grupos autóctones, formando novas sociedades.

2. Crenças Espirituais dos Bantus

Por volta do quarto milênio a.C., o povo proto-bantu distinguia dois tipos de espíritos: ancestrais e territoriais. Os espíritos ancestrais eram membros falecidos da família que ainda eram lembrados pelos vivos, enquanto os espíritos territoriais estavam associados a lugares específicos. Para os bantus, a família e o mundo espiritual estavam intimamente ligados, englobando membros vivos, falecidos e futuros. O mundo espiritual compreendia um criador monoteísta, espíritos ancestrais e entidades associadas a locais específicos.

Os bantus mantinham uma relação próxima com os espíritos ancestrais, acreditando que eles influenciavam a vida cotidiana, incluindo a fertilidade da comunidade. Espíritos satisfeitos podiam trazer proteção e bons resultados, enquanto insatisfeitos podiam causar crises. Para manter os espíritos contentes, os bantus faziam oferendas de comida, bebida, música, dança e outras expressões. Negligenciar os ancestrais podia trazer desastres para a pessoa, família ou comunidade.

3. Línguas Bantus

Entre as línguas bantus estão o somali, iorubá, amárico, oromo, igbo, suaíli, mandinga, fulani, zulu, kimbundu, etc.

4. Influência das Línguas Africanas no Brasil

A influência africana no português do Brasil veio principalmente do iorubá, falado pelos negros vindos da Nigéria, contribuindo com vocabulário ligado à religião e à cozinha afro-brasileira. O quimbundo angolano trouxe palavras como "caçula", "moleque", "samba", "bagunça", "curinga", "dengo", "gangorra", "cachimbo", "fubá", "quitanda".

5. Chegada e Desenvolvimento do Candomblé no Brasil

O Candomblé desembarcou no Brasil junto com as grandes levas de escravos no século XVI. Atualmente reconhecido como religião, o Candomblé foi bastante marginalizado num passado não muito distante. Inicialmente proibida e considerada um ato criminoso, a prática do Candomblé foi impedida por vários governos, com adeptos perseguidos e presos.

O Candomblé nasceu no continente africano, na região onde hoje se situa a República Federal da Nigéria, e acompanhou as levas de escravos que chegaram ao Brasil no século XVI. Para sobreviver, a religião fez uso do sincretismo, associando os Orixás aos santos católicos. Cada Orixá possui características e preferências específicas, como danças, comidas, cores, instrumentos e saudações. Os rituais são realizados em terreiros, casas ou roças.

Contam que duas princesas gêmeas, Iyá Gogorisa e Iyá Otampê Ojáró, vieram para o Brasil e deram origem ao Candomblé na Bahia, fundando a primeira casa de Candomblé, chamada Casa Branca do Engenho Velho, no Recôncavo Baiano. Este terreiro é considerado o mais antigo do Brasil e foi tombado como patrimônio histórico em 1999.

6. Casas de Candomblé Tombadas na Bahia

A Casa Branca é um exemplar do modelo básico jeje-nagô e é o centro de culto religioso negro mais antigo da Bahia e do Brasil, sendo considerada a matriz da nação Nagô.Dos 21 terreiros tombados como patrimônio histórico, 11 estão na Bahia.

Entre eles, destacam-se:

1. Asé Casa Branca do Engenho Velho

2. Asé Gantois

3. Asé Opo Afonjá

4. Asé Bate-Folha

5. Asé Oxumarê

Ao qual eu Yá Patricia Ty Oyá faço parte

6. Asé cachoeira

Significado de Banto

[Linguística] Conjunto de diversas línguas do grupo nigero-congolês. Refere-se também aos indivíduos que pertencem a essas povoações, especialmente aqueles que foram trazidos como escravos para o Brasil.

Práticas e Crenças Bantus

Os bantus eram sepultados com utensílios e alimentos, o que leva historiadores a concluir que acreditavam que esses itens seriam úteis na vida após a morte. Com o tempo, essas crenças em seres sobrenaturais foram organizadas em religiões, dando origem à mitologia iorubá. Embora os historiadores não saibam exatamente quando os cultos aos Orixás começaram, sabe-se que o epicentro foi a região de Iorubalândia, no oeste da África, abrangendo o sudoeste da Nigéria e partes do Benin e Togo. A mitologia iorubá se desenvolveu na cidade de Ifé, erguida por volta de 500 a.C.

O Candomblé na Cultura Brasileira

O Candomblé, como prática religiosa, ganhou contornos na Bahia em meados do século XVIII e definiu-se no século XX. Existem milhões de praticantes no Brasil, chegando a mais de 1,5% da população nacional. Para preservar essa herança cultural, a Lei Federal 6292, de 15 de dezembro de 1975, tornou certos terreiros de Candomblé patrimônio material ou imaterial passível de tombamento.

Data Comemorativa

21 de março é o Dia Nacional das Tradições de Matrizes Africanas.

PROXIMA AULA: OS ORIXÁS

Comentários

Postagens mais visitadas