☀️✨Tripura Sundari ☀️✨ - Mestre: Ryujin.

Tripura Sundari é a 3 forma da Deusa como uma das Mahavidyas. É conhecida por sua beleza divina, na qual desempenho o papel da vontade, conhecimento, ação e desejo. Seu nome significa "Bela deusa das três cidades" --as três cidades remetem as numerosas tríades que constituem a criação

🌺 Simbolismos da Deusa 🌺

- Pele: sua pele luminosa traz a doçura da juventude

- Roupa: vestida com vermelho cintilante que emite o brilho do sol nascente, representando sua luz e energia luminosa

- Trono: sentada em um trono onde duas pernas são Bhrama, criador e Vishnu o preservador. Enquanto as outras duas são Shiva na forma de Rudra, o destruidor e ishana, o corretor, Shiva se estica e se torna o acento do trono. A deusa senta sobre eles e supervisiona suas funções

- 5 Flechas: atração dos cinco sentidos, que nos mantém presos no Karma. Os sentidos devem ser controlados e redirecionados no caminho espiritual. Simbolizando capacidade de superar influências mundanas e direcionar a mente.

- Arco e flecha: fascínio por objetos que nos causam dor, porém traz a concentração e o foco, na qual a flecha simboliza a destruição da ignorância.

- Laço: Capacidade de unir todos os seres e força do universo em harmonia de equilíbrio, trazendo a conexão entre Divino e terreno.

- Agulhão: impulsionar o processo de criação na linha do tempo . Símbolo de disciplina, direcionamento, incentivo e foco.

- Lótus: pureza espiritual e capacidade de transcendência

- Flores: Beleza, renovação e devoção

- Cana-de-açúcar: Doçura e generosidade. Ela representa a capacidade de extrair o néctar da vida e de desfrutar das coisas doces e preciosas da vida.

- Beleza: A verdadeira beleza interior que irradia através da autotransformação espiritual.

◽ Papel na criação ◽

A criação tem início com a vontade Divina da expansão. A vontade é impulsionada pelo desejo e catalisada na ação pelo conhecimento divino, o complexo funcionamento de todas as partes que compõem o todo, é afetado por cada um delas. Vontade, conhecimento e ação se manifestam em três qualidades que são conhecidas como gunas:

- Sattva: inteligência, clareza e grandiosidade

- Tamas : Peso e inércia, é a estrutura física da matéria

- Rajas: movimento e mudança, crescimento e evolução

Elementos

- Akasha//éter: Sátvico " clareza"

- Vayu//Ar: Sátvico " leveza" e rajásico " capacidade de mover"

- Agni//Fogo: Sátvico " capacidade de queimar tudo sem apego" e rajásico " movimento"

- Apas//Água: Sátvico " Clareza" , rajásico " poder de movimento" e tamásico "Peso"

- Prithvi// Terra: Tamásico " peso"

Os elementos se combinam para formar os três Doshas, responsáveis pela estrutura e funcionamento do macrocosmo e microcosmos. Doshas são responsáveis pela expectativa de vida, ciclos de dia e noite, das alterações neurológicas e hormonais.

💫 História 💫

A história da deusa Tripura Sundari tem suas raízes em textos antigos do hinduísmo, como os Puranas e os Tantras. Uma das versões mais populares de sua origem está relacionada ao épico hindu conhecido como "Devi Bhagavata Purana".

De acordo com essa narrativa, a deusa Tripura Sundari emergiu durante uma batalha épica entre os deuses e os demônios conhecidos como Tripurasuras. Os demônios haviam obtido uma poderosa bênção do deus Brahma, que os tornou invencíveis em três cidades mágicas (Tripura), feitas de ouro, prata e ferro. Os deuses pediram ajuda à trindade divina, composta por Brahma, Vishnu e Shiva, para derrotar os demônios.

Vishnu sugeriu que os deuses invocassem a deusa Parvati, que encarnou como a bela e poderosa Tripura Sundari. Montada em um carruagem de cisnes, a deusa partiu para enfrentar os demônios. Com sua beleza radiante e seu poder divino, Tripura Sundari derrotou os demônios e destruiu suas cidades mágicas, restabelecendo a ordem divina e a paz no universo.

A história da deusa Tripura Sundari também é associada com o conceito de "Tripura Rahasya", que se refere à revelação secreta dos três aspectos do divino: o divino interior (Atman), o divino exterior (Brahman) e o divino transcendente (Paramatman). Tripura Sundari é vista como a personificação desses três aspectos, representando a união suprema entre a alma individual e o Divino.

⚠️ Informações importantes ⚠️

- Animal: Cervo, tigre e pássaros

- Símbolos: Tridente, Machado, japamala, animais, yantra, livros, texto sagrados, lamparinas, lótus, símbolos de beleza, lua crescente, flechas, espelho, velas ou lamparinas

- Incenso: Sândalo, jasmim ,rosas, lótus e canela

- Elemento: Apas, Agni e Akasha ( chandra 'Lua" e manas "Mente" )

- Cor: Rosa, amarelo, vermelho, branco e prateado

- Flor: Lótus, rosas, jasmim e lírio

- Cristal: Quartzo rosa, citrino, ametista, água marinha e calcita mel

- Oferendas: Banana, maçã, laranja, uva, coco, limão, pera, manga, arroz cozido, mel, leite, água, laddus, barfi, kheer e modaka

- Mantra: Om Aim Hreem Shreem Tripura Sundari Devyai

- Vela: Rosa, vermelha, amarela e brancas

- Óleo: Sândalo, jasmim e rosas

- Planeta: Vênus e Júpiter

- Dia da semana: Sexta-feira e quinta-feira

- Restrições: Nenhuma

✨ Formas de trabalho ✨

- Amor: A deusa possuiu forte ligação com a energia de amor e pode ajudar tanto em rituais de amor quanto em amor próprio -- Beleza e autoestima também entra na lista

- Manifestação de desejos: Tripura Sundari é a a representação do desejo universal. Sua energia traz a força de vontade para conquistar desejos. -- prosperidade e abundância também entram na lista

- Autoconhecimento: Através da reforma íntima podemos entender a verdadeira beleza da vida e buscar o melhor dela.

- Proteção: associada ao poder divino. A Deusa tem o poder necessário para nos proteger e vencer adversários -- Dependendo da tradição, a deusa pode se manifestar com energia de marte para trabalhar a proteção.

- Trabalho com sombras: Primeiro precisamos entender nossas sombras internas para poder entender nossos desejos.

- Equilíbrio e iluminação: Seu brilho nos convida a trabalhar com o equilíbrio para atingir iluminação do ser.

- Criatividade e expressão: A energia da Deusa pode estimular a criatividade, inspirações e originalidade em projetos criativos, como música, artes e formas de expressões.

🌀☀️ Formas de manifestações 🌀☀️

A deusa possui algumas formas, sendo elas:

- Cervo

- Tigre

- pássaros

- Bela mulher

- Coruja

- Pele brilhante

- Energia vermelha ou amarela

- Junto com Bhrama, Vishnu e Shiva

- Ao lado de Parvati

- Como uma flor de lótus

- Forma tríplice

- Podendo aparecer com uma das três cidades

- Na forma do terceiro olho

Onde está a energia da Deusa -- A energia da Deusa se faz presente nos desejos e intenções humanas. Como assim desejos e intenções humanas? -- Os desejos são as manifestações da consciência divina que existe em cada indivíduo, quando uma pessoa nutre seus desejos e intenções em seu coração, ela está acessando a energia divina, a força criativa que flui através dela. Os desejos podem apresentar lado luminoso como evolução espiritual, bem estar, paz e justiça, como também pode trazer aspectos da própria sombra como egoísmo, poder e controle sobre outras pessoas.

❗Riscos de trabalhar com essa divindade ❗

Não existe um risco, no entanto, existem situações que podem ocorrer durante a conexão com essa divindade, sendo eles:

- Intensidade: a forte energia da deusa pode trazer um aspecto de intensidade para alcançar desejos e intenções que foram mal trabalhadas.

- Dualidade: como todas as Mahavidyas, a dualidade é uma coisa que sempre estará presente.

- Materialismo: Sua sombra pode contribuir para o materialismo, principalmente para aqueles e não trabalharam a energia interna e a reforma íntima.

- Desapego: assim como a sua sombra pode criar materialismo, sua luz pode trazer o desapego do material

- Não dual e o desejo: Quando entendemos que os desejo está ligado com o Karma, podemos entender a ligação do não dual e os desejos. A deusa se manifestará através dos desejos para entendemos nossa luz e sombra.

- Karma: Muitas pessoas não entendem o conceito de Karma e acham que algo punitivo. No entanto, quando trabalhamos o karma de forma positiva, podemos trazer o aprendizado, bem-estar e evolução espiritual. Porém, quando trabalhado de forma negativa, pode trazer aspectos negativos como sombras, ilusões e crenças limitantes. Lembrando que se você não acredita em karma ou acha que foge da sua vertente, é isso. Leve apenas o que faz sentido e vai trazer uma reflexão sobre a vida e de como lidamos com as situações.

Comentários

Postagens mais visitadas