Mitos egípcios - Professor: Zephyrus(Lux).

👁️EXISTEM MAIS DE 2 MIL DEUSES(AS) DO EGITO! 👁️ religião egipcia é era henoteísta Henoteísmo é um termo cunhado por Max Müller, para significar devoção a um único Deus primário enquanto aceita a existência de outras Divindades. Assim, na última parte do século 19, o termo henoteísmo foi usado para se referir à exaltação de um Deus ou Deusa em particular como exclusivamente o mais alto dentro da estrutura de um hino ou ritual específico. Em outras palavras, trata-se de uma visão politeísta na qual existe um Deus ou Deusa com nível hierárquico superior.

Esses que derivam de uma grande fonte Divina: Um e 👁️muitos, muitos que são Um. Netjer (“poder Divino” no antigo idioma), 👁️também chamado de Tem, Temu ou Atum foi o primeiro Deus. Ele/ela gerou os outros Deuses (Netjeru) bem como o mundo como o conhecemos. Estes Netjeru são Deuses independentes que, por sua vez reunidos formam uma entidade única, Netjer. Os “Nomes” de Netjer ( Rá, Ísis, Osíris, Anúbis ) são suas diferentes faces manifestações únicas e distintas desse poder UM. A palavra Netjer é inerentemente singular. Seu plural, Netjeru , às vezes é usado quando se refere a essas múltiplas emanações, manifestações ou nomes de Netjer.👁️

* Anúbis, foi um deus egípcio representante dos mortos e da mumificação, mas que, gradualmente, perdeu esses atributos para outro deus egípcio, Osíris. De toda forma, ele permaneceu como protetor dos túmulos e cemitérios e guia dos mortos na vida após a morte, participando também do julgamento no Tribunal de Osíris.

Ma’at👁️

A base do Kemetismo é um princípio chamado Ma’at, que é frequentemente traduzido como “equilíbrio”, “ordem mundial”, “justiça” ou “verdade”. É um conceito teológico de ordem cósmica e ética religiosa com uma alta reivindicação social. Mas o Ma’at não tem nada a ver com pompa superficial, mas com sabedoria e insight sobre como a vida funciona à nossa volta.

seja, um princípio social que afeta Deuses e homens.

No sentido cósmico, o Ma’at se refere à criação contínua que é entendida como o processo eterno de infinitos ciclos interligados. Estes são o curso das estações, a vida e a morte, a semeadura, o crescimento e a seca, a enchente recorrente no Nilo, para citar apenas alguns exemplos. Os Deuses não apenas provêem o curso da criação, eles são inerentes à criação.

👁️Heka, a antiga forma egípcia de prática mágica , é uma parte onipresente da vida cotidiana. Não é “bom” nem “mau”, mas uma ferramenta neutra que foi e será usada naturalmente. Heka significa a participação ativa dos seres humanos no processo criativo.👁️

👁️No Egito Antigo, predomina o culto aos mortos, ou seja, a esfera do falecido é considerada separada da dos vivos, e essa fronteira é preservada de forma cultural. Necrópole bom anubis , Anúbis foi um deus egípcio representante dos mortos e da mumificação, mas que, gradualmente, perdeu esses atributos para outro deus egípcio, Osíris. De toda forma, ele permaneceu como protetor dos túmulos e cemitérios e guia dos mortos na vida após a morte, participando também do julgamento no Tribunal de Osíris.👁️

Acredita-se que o culto a Anúbis tenha surgido em algum momento do período Pré-Dinástico (entre 6100 a.C. e 3500 a.C.), e as primeiras representações desse deus remontam a cerca de 3100 a.C. Por sua relação com a morte, era comum que os túmulos no Egito fossem decorados com desenhos de Anúbis. Na mitologia egípcia, ele era filho de Néftis e Osíris. e em algumas versões anubis é filho de seth pois néftis pois chifre e osiris Osíris foi traído e morto por seu irmão Seth, que ambicionava tomar o trono de Osíris

* anubis é muito confundido com seth

Como se tornar Kemético? Você precisa ser iniciado?

Não, você não precisa. Você apenas começa a praticar o kemetismo. O conceito de iniciação vem dos mistérios hermético e grego de Ísis e Osíris, que não podem ser claramente demonstrados no Egito antigo da perspectiva de hoje.

Sim, de fato, pode-se dizer que Keméticos adoram animais. Muitos animais eram considerados imagens vivas dos deuses, semelhantes aos avatares do hinduísmo. Os animais não são, portanto, entendidos como símbolos dos Deuses, mas são manifestações dos próprios Deuses e, portanto, o homem não é considerado exclusivamente a “coroa da criação” e superior aos animais. Atributos de animais na representação dos deuses eram até considerados como um sinal de sua divindade, como asas, penas ou o corpo de um leão. Havia também divindades animais muito incomuns, como rãs, musaranhos ou hipopótamos.

Também posso adorar Deuses de outro panteão além das Divindades egípcias?

Sim, não há nada contra isso. Especialmente os antigos egípcios são um bom exemplo para integrar Deuses de outras culturas, muitos dos Deuses egípcios são da região da Mesopotâmia ou da Ásia, por exemplo:

Será que uma Divindade egípcia entra em contato comigo?

Isso pode acontecer, muitos Keméticos relatam a chegar ao Kemetismo. Freqüentemente, a pessoa visitada se sente inconscientemente atraída por uma certa Divindade.

DEUS PRIMORDIAL, AFINAL, QUEM É?

Os egípcios tinham muitos mitos de criação diferentes, então, dependendo do mito local, você tinha diferentes Deuses primordiais, não existe um mito verdadeiro, nem um Deus primordial verdadeiros eles são todos verdadeiros.

Comentários

Postagens mais visitadas