O que define uma religião - Mestre: Arcanjo Pather Andreiphontes.

" Debater isso pode ser uma experiência enriquecedora. A fé nos leva por diversos caminhos, uns antes trilhados por muitos outros por poucos, ou até mesmo nunca antes trilhados. O debate entre fé e religião leva à diversos pontos de vistas diferentes e quando se trata de reconhecimento social o entendimento entre culto religioso, filosofia de vida, espiritualidade ou religião, se faz necessário inclusive para defender perante a sociedade que em sua grande maioria nos vê como infames o que nós praticamos.

O Brasil é um país que eu costumo apresentar com pseudo-laico Cristão. Digo isso porque apesar de se apresentar como um Estado Laico nosso amado país tem um paradigma que é embasado nos conceitos culturais e sociais apresentados pelo cristianismo através das eras. Até mesmo as religiões mais imponentes na sociedade Brasileira como Candomblé e o Kardecismo são constantemente medidas pela régua do cristianismo e qualquer coisa que gere debate nessas religiões e gere polêmica são medidas pelas réguas cristãs quando querem chegar a um senso de se é bom ou ruim. O próprio entendimento do que é bom e ruim é medido pelo paradigma Cristão.

Isso fica muito claro quando falamos do censo do IBGE o último senso divulgado foi o de 2010 e nele podemos ver as religiões Cristãs somadas chegando a quase 80 % do total de fiéis.

No entanto, o reconhecimento social e cultural de uma religião dentro de uma sociedade passa também pelo reconhecimento e respeito de suas culturas e costumes. A poucos anos atrás os candomblecistas tiveram uma vitória na câmara dos vereadores em relação ao direito a seus rituais fúnebres e o devido preceito aos seus mortos. Se pensamos bem em um estado realmente Laico e que respeita a pluralidade religiosa do seu país, que diga-se de passagem não é pequena, ou nos hospitais, prédios públicos, cemitérios e afins deveriam ter um espaço ecumênico com o mínimo que cada religião precisaria para prestar seus ritos ou espaço nenhum né ... No entanto vemos o cristianismo pra todos os lugares que a gente se vira e as outras religiões quando encontram um espaço ou tem algum reconhecimento do Estado de algo que deveria ser seu direito levantam as mãos pro céu (ou abaixam pro inferno).

Imagino eu chegando pro meu patrão pra indicar um conhecido para um emprego:

- Fulano ? Conheço sim chefe pode empregar ! O Cara é devoto de Hefesto tem uma criatividade sem igual e é muito bom de trabalho. Chefe o cara tatuou um quadrado mágico de Saturno no peito o Senhor tem noção do que é isso ? Tu nunca vai achar funcionário mais dedicado. E tem mais fiquei sabendo que todo mês ele faz um ritual de prosperidade que já é falado no estado inteiro tem gente que vem até de fora do Estado só pra poder participar... Chefe se não contratar o cara tu vai perder um belo funcionário.

Apesar do meu patrão saber que eu sou um Sacerdote Helênico esse diálogo só existiria no meu sonho porque a minha religião não faz parte do imaginário social ao qual vivemos então saber que o indivíduo a ou b é Helênico pro meu patrão e provavelmente pro patrão de vocês e nada é a mesma coisa mas mudemos um pouco esse senário...

- Fala chefe ... Olha tô trazendo um menino bom aí, muleke novo, bom de trabalho, não se mete com nada errado. Inclusive ele ajuda a dirigir o grupo jovem da igreja dele tá no culto todo domingo, perguntei sobre ele pro pastor e foi só elogio. Dentro da realidade em que você vive, você consegue perceber a diferença de peso social nos testemunhos religiosos?

Hoje em algumas partes do Rio de Janeiro vivemos uma realidade extremamente absurda. Terreiros de candomblé sendo invadidos e destruídos por membros de uma facção criminosa que não aceitam nenhuma outra religião nas suas áreas de domínio que não seja o Cristianismo. Pessoas sendo expulsas de comunidades que foram nascidas e criadas por serem de terreiro de candomblé ou até mesmo sendo mortas.

Agora a pergunta que me faço é o que está sendo pregado e ensinado por esses sacerdotes por aí pra que pessoas tenham o entendimento de que isso é praticar cristianismo. O que anda sendo pregado por aí pra que pessoas que vendem entorpecentes e tiram vidas diretas e diretamente consigam se entender como membros da cultura cristã ?

Eu pergunto isso porque toda religião carrega consigo além de dogmas, ritos e preceitos, carrega cultura, uma cultura que além de ensinada por seus sacerdotes também é passada de pai pra filho, de geração pra geração e o tamanho dessa religião dentro de uma sociedade interfere diretamente no comportamento, cultural, social e até mesmo econômico dessa mesma sociedade. A cultura Helênica tem diversas questões culturais que são nossas e que definem inclusive diversas formas de como nos relacionamos com a sociedade. Posso citar como exemplo o conceito da Xênia que se refere a hospitalidade ao estrangeiro . Se eu chego em uma cidade distante da minha me perco ou perco minhas malas e preciso me centrar pra poder definir meus próximos passos e no caminho encontro uma pessoa que me diz eu sou Helênica... Ali eu sei que os Deuses me deram um socorro porque o princípio da Xênia muito mais que do um princípio religioso vem da nossa cultura, então eu sei que sem abusar da hospitalidade eu vou ter um lugar pra me organizar e voltar pra casa ou pra onde eu estava e se necessário for terei ainda uma refeição.

Quais conceitos culturais a sua religião trás pra você a pra construção da sociedade ?

Pra você isso define uma religião?

"O que define uma religião? É possível que algo não tradicionalmente visto como religião seja considerado uma?

Religião é um sistema organizado de crenças, práticas, rituais e símbolos que estabelecem uma conexão com o sagrado, o divino ou o transcendente. As religiões geralmente têm textos sagrados, lugares de culto, uma estrutura hierárquica e uma comunidade de seguidores. Religiões estabelecidas tendem a ter grande aceitação social, legitimidade e influência cultural, política e social. Sua prática religiosas são parte de uma religião ou são apenas espiritualidade ou filosofia de vida?

Sim vou terminar um texto com um questionamento porque eu estou no mundo é pra fazer vocês pensarem e não me chamo Google, nem chat GPT pra dar resposta pra ninguém.

Arcanjo Pather Andreiphontes

Sacerdote do Telestérion Karpoús Velanidiás

Filiado a Tradição Telestérion de Olímpia

Comentários

Postagens mais visitadas