Influencias Cristãs no paganismo Parte 1 - Mestre: Arcanjo Pather Andreiphontes
Influencias Cristãs no paganismo Parte 1.
Quando falamos de Helenismo um leque enorme de possibilidade de abordagens se abre a nossa frente. Eu gostaria de pontuar uma aba desse leque hoje para atentar a um detalhe que não tem ligação direta com o Helenismo em si mas que o próprio Helenismo na maneira em que ele se deu pode nos mostrar um pouco sobre isso.
Com a expansão da Cultura grega através das vitórias de Alexandre o grande muitos povos tiveram sua cultura tocada de forma permanente pela cultura Grega e a mesma também não saiu ilesa desse processo.
Tem uma frase de efeito que gosto muito que diz que “a história é a narrativa dos vencedores”. E vimos muito disso durante o processo de expansão do Helenismo onde Alexandre O Grande e seu exército em sua imensa sabedoria traziam aos povos vencidos não só a dor o sofrimento e o esmagamento de suas culturas e formas de vida, mas ao contrário disso ele buscavam junto dos sábios e filósofos manter dentro da cultura dos povos subjugados tudo que tivesse sinergia com o que vinha da Cultura grega cortando o mínimo e apenas o que fazia um contraponto muito grande.
Essa atitude fez com que os povos não só aderissem parte da cultura da Grécia mas que enraizassem essa cultura dentro dos seus países vivendo, interagindo e até professando a sua religião com uma visão Grega de como eram as coisas.
Até hoje quando olhamos para as antigas religiões dentro dos povos que compunham a era de ouro de Alexandre O Grande na Grécia vemos traços Gregos naquelas civilizações por mais que a Grécia tenha voltado a ser aquele pequeno espaço que reconhecemos no mapa mundi.
Porém como disse o foco hoje não é a Grécia, e nem o Helenismo e sim o Cristianismo.
Vivemos em um país pseudo Laico Cristão. Onde os valores éticas morais e bons costumes cristãos nos são passados quase que por osmose desde que nascemos. E de repente, uma curiosidade, um chamado, um dom (ou seja lá porque cada um acredite que veio parar no paganismo ) faz você voltar a sua vida religiosa para o meio pagão.
Hoje eu vou deixar uma provocação pra que a gente reflita ok ? Quando da cultura cristã há no nosso dia a dia dentro do paganismo ? Quando dos valores da moral da ética e dos bons costumes cristãos nós levamos pra dentro de nossas práticas pagãs.
Você tem fé ???
Você tem fé nos seus Deuses e Deusas de culto ?
Você tem fé no caminho que você segue?
Mas o que é a Fé?
Será que a fé tem alguma coisa a ver com o paganismo ?
Eu vou colocar aqui algumas das frases mais conhecidas que tentam definir o que é a fé:
Aqui estão algumas frases conhecidas e inspiradoras sobre o que é a fé:
1. "A fé é dar o primeiro passo, mesmo quando você não vê toda a escada." – Martin Luther King Jr.
2. "A fé é a substância daquilo que esperamos, a prova das coisas que não vemos." – Hebreus 11:1
3. "Fé é acreditar naquilo que você não vê; a recompensa por essa fé é ver o que você acredita." – Santo Agostinho
4. "A fé é uma forma de coragem; é a coragem de acreditar no impossível." – G. K. Chesterton (G.K. Chesterton, ou Gilbert Keith Chesterton (1874-1936), foi um escritor, ensaísta, poeta e filósofo inglês conhecido por sua prosa perspicaz, humor peculiar e defesa do cristianismo.)
5. "A fé move montanhas." – Jesus Cristo
6. "A verdadeira fé não está em ver para crer, mas em crer para ver." – Richard Sibbes (Richard Sibbes (1577-1635) foi um influente teólogo e pastor puritano inglês, conhecido por suas obras devocionais e sermões que inspiraram muitos cristãos de sua época e além.)
Existe um motivo para todas essas citações virem do Cristianismo. Para o Helenismo e para as culturas pagãs o conceito de Fé não se aplica. Eu não tenho fé em Gaia eu vivo em Gaia. Eu não tenho fé em Zeus eu vejo ele a cada raio no Céu eu não tenho fé em Poseidon, eu vejo o seu esplendor quando olho pro oceano, assim como vejo Hécate em cada encruzilhada, cada parto, no olhar de um navegante, a cada vez que caminho pelo meu subconsciente, vejo Ares em cada ato Bélico e vejo Afrodite em cada ato de amor por mais delicioso ou doloroso que ele seja. Enfim quando nossos Deuses são manifestações da natureza, da vida, da morte e até mesmo de composições da mente humana a gente não precisa ter fé neles a gente interage, a gente vive, a gente se conecta, eles passam a fazer parte da nossa vida e de quem nós somos.
Arcanjo Pather Andreiphontes
Sacerdote do Telestérion Frutos de Olímpia
maravilhoso
ResponderExcluir