Símbolos dentro da Cultura Hindu. Mestre: Ryujin.




Os símbolos são coisas muito presentes dentro de diferentes culturas, e a Hindu não fica para trás, tendo uma grande variedade de símbolos sagrados que são considerados portadores de energias, ou que podem conter a energia das divindades. Muitas pessoas utilizam os símbolos dentro de sua prática de adoração, mas também é possível encontrar símbolos em práticas mágicas, acredita-se que os símbolos são incorporados para trazer aquela energia dentro do rito que estamos fazendo. Mas também essa energia permeia todo o ambiente e espaço, não sendo somente um símbolo para aquele momento, mas também uma representação do poder e da energia que queremos atribuir.



Símbolos


- Ôm (ॐ): é praticamente o símbolo mais conhecido, é considerado o primeiro som do universo, sendo o que conhecemos como "Bija mantra" também chamado de "Mantra de semente". O seu nome deriva de três sons: A, U e M.


- A (अ): Representando o estado de vigilância e a consciência externa, sendo associado ao mundo físico e à criação.


- U (उ): Representando o estado do sonho e a consciência interna, podendo ser associado à experiência emocional e à percepção.


- M (म): É a representação do estado de sono profundo e a consciência transcendental, simbolizando a união com o Divino e sendo a realidade suprema do divino (Brahman).


Cada letra e símbolo é conectado com diferentes tópicos e subdivisões. A letra "अ" tem uma representação mais consciente e sensorial, sendo uma maior parte da racionalidade entre criação e ação. O "उ", por sua vez, acaba focando numa parte mais interna, sendo uma representação do subconsciente, da nossa percepção emocional e do processo de introspecção, onde ocorre a conexão espiritual e seu desenvolvimento. Já o "म" é considerado a energia final e transformadora, onde toda matéria e realidade se torna transcendente, abandonando o físico e tornando-se o princípio absoluto, eterno e imutável que permeia tudo. Torna-se a realidade suprema como fonte de toda a criação e está além das limitações de tempo, espaço e formas. 



- Suástica hindu (卐): basicamente o símbolo mais polêmico. Muitas pessoas deixaram de usar esse famoso símbolo por conta dos nazistas. A suástica é um antigo símbolo de boa sorte, paz, prosperidade e sucesso, sendo considerada muito auspiciosa para os hindus. No entanto, é importante ressaltar que a suástica foi um símbolo que foi roubado dos antigos povos arianos e apropriado pelos nazistas.


- O Deus sol (࿗): Inicialmente, a suástica representava o antigo Deus sol (Surya). Era muito comum que antigamente as pessoas utilizassem esse símbolo dentro de suas casas para trazer a força, iluminação e bênçãos do Deus do sol em suas casas, era um símbolo que representava o dia e o calor. Pois é um símbolo que o próprio Deus teria trazido com os primeiros arianos, nos antigos tempos remotos. 


- Noite e escuridão (࿘): A suástica, quando é encontrada invertida, representa a noite e a escuridão, sendo a energia inversa de Surya, sendo a maior representação de Kali. Quando associada a Kali, geralmente ganha um aspecto tântrico e da escuridão, sua utilização é mais comum para alguns seguidores de práticas mais ligadas à mão esquerda ou ao Shakitsmo. Lembrando que Kali pode ser representada com os dois símbolos "࿘" e "࿗", pois ela representa tanto o aspecto da noite quanto da Luz.


Suástica e suas quatro pontas (卐): além das informações que já sabemos, a suástica também pode representar as quatro direções e principalmente os quatro elementos, cada lado simboliza uma direção e um elemento, que pode mudar de acordo com diferentes tradições e vertentes:


1. Norte (Dikshanavedi): representa o conhecimento, a sabedoria e a intuição. 

2. Sul (Dakshinavedi): representa a força, a vitalidade e a habilidade de superar desafios. 

3. Leste (Purvavedi): representa a criatividade, a novidade e o renascimento. 

4. Oeste (Paschimavedi): representa a estabilidade, a segurança e a proteção.


Essas quatro direções simbolizam o equilíbrio e a harmonia encontrados na natureza e na vida. Este símbolo pode ser incorporado em magias e ritos, para chamar a força dos quatro elementos e potencializar as energias. Mesmo que atualmente seja um símbolo com muitas polêmicas, ainda é um poderoso símbolo que carrega um forte significado.



Lótus: A Lotus é um dos símbolos que mais carrega a beleza e poder espiritual, acreditam ser um dos símbolos na qual muitas divindades residem e moram, dessa forma torna-se mais sagrada ainda, sendo um símbolo muito auspicioso e poderoso.


- Lótus e as Deusas: Muitas divindades Hindu, estão relacionadas com esta flor, como Laksmi e Saraswati, na grande maioria das vezes elas são representadas sentadas ou sobre pé em uma flor de lótus. Indicando a conexão divina e transcendente do mundo material, mas a lótus é somente um símbolo de beleza e transcendência?


- Lótus e um significado a mais: nas práticas como o Tantra e algumas filosofias iogues, a lótus é usada para representar os chakras, acreditam que cada chakra é associado com o número específico de pétalas, simbolizando diferentes aspectos de consciência e espiritualidade. No entanto, a lótus também é associada com o conceito de renascimento e novos começos, assim como a planta que se abre a cada manhã, simbolizando essa renovação e a possibilidade do crescimento contínuo.


Podemos ver que a lótus tem um significado muito multifacetado, e que pode mudar de acordo com diferentes tradições. Mas uma coisa devemos concordar, é um símbolo que sempre traz a beleza da espiritualidade, mostrando a delicadeza, mas também a força que ela possui, podendo também ser representada como a ideia de serenidade e a capacidade de permanecer sereno e equilibrado independentemente das circunstâncias, é um símbolo que pode trazer muitos aprendizados principalmente na jornada espiritual.



Tridente (Trishula): frequentemente associado ao Senhor Shiva, o nome "Trishula" geralmente representa os três aspectos do tempo: passado, presente e futuro. Mas há também significados que podem ser trabalhados nesse contexto.


- Passado: O passado é a primeira ponta do tridente, é visto como uma fonte de sabedoria e lições. Sendo trabalhado com a reflexão e o autoconhecimento, onde podemos refletir sobre as experiências passadas e as lições que aprendemos, podendo representar a resolução dos conflitos, identificando exatamente aquilo que precisa ser resolvido e que esteja afetando o bem-estar. Uma outra associação também é o perdão e a libertação de mágoas, onde a energia do passado é trabalhada para que o peso emocional e as experiências passadas possam ser liberadas ou então transformadas em novas energias, sendo um aspecto de destruição, mas também de transmutação.


- Presente: o segundo aspecto do tridente, trazendo o contexto da atenção e da percepção, onde aprendemos a manter a atenção plena não só no momento presente, mas também no que precisamos e que queremos conquistar, podendo ser visto como o processo dos acontecimentos presentes, mas também a necessidade de entender por que certas situações acontecem e por que estamos em determinada situação agora. Sendo considerado o estado de vigilância, é sobre estar plenamente ciente de tudo que está acontecendo, permitindo experimentar a vida em sua totalidade sem distrações. Resumindo, o aspecto central da segunda ponta do tridente é a importância de entender o momento presente com atenção máxima, equilibrando e aceitando a realidade.


- Futuro: A terceira ponta do tridente, o futuro é visto como a capacidade de visualizar e aspirar um futuro desejado. É a clareza em relação aos objetivos e sonhos, se permitindo a traçar um caminho até eles, podemos ser visto como um momento de planejamento e preparação, onde precisamos usar a estratégia junto com as ações para alcançar e impactar esses resultados futuros. Algumas pessoas podem trazer também o aspecto de responsabilidade junto com o crescimento e o aprendizado, sendo um lembrete de que as ações que tomamos hoje têm um impacto direto onde estaremos amanhã. Resumidamente, a terceira ponta do tridente fala das nossas responsabilidades, mas também da capacidade de criar e moldar o que está por vir, nos convidando a ser dono da nossa própria realidade, fazer o que desejamos, mas sem esquecer do peso das nossas ações.

Comentários

Postagens mais visitadas