Miasma e Catarse. - Neófito: Vinicius.
Olá a Todos !
Sejam Bem-vindos a mais uma Aula sobre Helenismo.
Na aula de hoje iremos apresentar um conceito muito importante que é o Miasma e Catarse .
Vamos prosseguir com a aula :
Miasma :
Existem diversos tipos de Miasmas , sendo eles :
Miasmas do Corpo : São atribuídas as doenças e o fim da própria vida , ou seja a morte .
Miasmas da Alma: São atribuídos os Atos de Impiedade, Crimes , os Vícios e a Arrogância/ Soberba com um tom de desafiar as Autoridades ( você pode interpretar essa última como uma afronta aos Deuses )
O Miasmas do Lar : São atribuídos as misérias, as Não - Graças e até as calamidades, sendo estas as enchentes, os vendavais , os mofos , a sujeira que pode provocar doenças aos moradores, os riscos de incêndio e até mesmo as rupturas nas paredes que ameaçam a sustentação da Casa .
Os Miasmas de Cidades : São atribuídas as pragas , injustiças e os desastres naturais por exemplo.
E por fim os Miasmas que englobam o Planeta : como as Epidemias e Pandemias, os vírus que se espalham mundo a fora.
O que causa o miasma?
O miasma não apresenta uma única causa , sim diversas causas e todas elas são referentes à perturbação da Ordem Natural e da Lei Natural que acontece na Terra .
E por falar em Lei ela é representada pela Deusa Themis! Deusa da Justiça ⚖️ , personificação das Leis e dos Costumes Divinos , responsável por manter a ordem social e fazer a supervisão dos ritos cerimoniais. Quando a mesma é transgredida surge então a Deusa Nemesis , que é a personificação da vingança divina e da justiça que busca o equilíbrio, punindo os excessos e a arrogância.
Lembra que no início desse tópico eu mencionei que NÃO EXISTE UMA ÚNICA CAUSA para os miasmas ? Pois bem , não existe, mas possui suas agentes responsáveis pelo Miasmas , que são as Erínias, filhas de Nemesis e também trazem consigo a Ira .
Mas porque ocorre isso ?
Acontece que é preciso haver justiça
para combater ações criminosas , elas devem gerar reações de igual valor para o equilíbrio e a equidade. Então, realizamos a tão famosa Catarse (purificação) para nos reconciliar com os agentes sobrenaturais que poderiam nos punir, assim como para nos purificar dos efeitos físicos que o miasma provoca.
A Catarse
A Catarse (Katharsis) é compreendida, na tradição helênica, como um processo de purificação, necessário para restaurar a harmonia entre o ser humano, o sagrado e o mundo ao redor. Essa purificação pode acontecer de diversas maneiras, a depender da situação, da intensidade do miasma e da necessidade espiritual envolvida. Em sua forma mais simples, ela se manifesta através de rituais que antecede às preces e cerimônias, como lavar as mãos e o rosto ou preparar a água lustral (khernips), marcando o início de um gesto de respeito e de separação entre o profano e o divino. Há também purificações que se fazem necessárias após o contato com eventos limiares, como o parto ou a morte, que carregam consigo uma carga ritual de impureza e exigem o retorno à ordem sagrada. ( lembrando que no caso do parto a mãe e a criança estão livres de miasma , sendo apenas o evento do Parto a ter miasmas ).
A catarse, ou katharsis, é um processo de purificação que restaura o equilíbrio do corpo, da alma e dos espaços. Ela pode ocorrer através da limpeza de ambientes marcados por sofrimento ou energias densas, expulsando miasmas que afetam tanto lugares quanto pessoas. A cura física, a música e a dança também são formas de purificação, pois aliviam emoções e reconectam o espírito ao divino. No lar, a katharsis se manifesta como cuidado espiritual da casa e dos seus membros, refletindo a harmonia da família. Em casos mais graves, como crimes ou mortes acidentais, são necessários rituais mais profundos, pois o miasma afeta a relação da pessoa com os deuses e a comunidade. Mesmo sem transgressões, a purificação prepara a alma para o culto. Festas como a Diasia e a Thargelia são exemplos de ritos coletivos que renovam a ordem sagrada entre humanos e divindades.
Vamos ver então miasmas e catarses específicos de cada caso:
1) Morte natural - os olhos e boca do cadáver ficam fechados e o corpo dele é lavado com água do mar ou salgada (se houver feridas de morte violenta, elas devem ser limpas e cobertas); os parentes do morto devem ser purificados antes dos ritos fúnebres e depois que o período de luto passar (mulheres grávidas não podem ter contato com o corpo do morto); visitantes devem se purificar após sair do velório (lavando suas mãos em água salubre ou lustral que esteja do lado de fora da porta da casa); a casa deve ser purificada com água do mar três dias depois da morte; o suprimento de água da casa deve ser trocado e o fogo do altar deve ficar apagado e só será aceso novamente no terceiro dia de catarse; o morto pode receber ovos e comidas no túmulo (ovos têm enxofre, que é bom para expulsar miasma).
2) Parto - nem a mãe nem o bebê são fontes de miasma, e sim o ato de nascer é que tem tais propriedades, então o lugar onde ele ocorre é tratado da mesma forma como o do caso acima, com algumas diferenças: a casa é purificada no quinto, no décimo e no quadragésimo dia após o nascimento; as pessoas que tiverem contato com a mãe nos cinco primeiros dias também precisarão se purificar.
3) Intercurso Sexual - esse é um miasma de natureza menor e costumava se relacionar mais aos fluidos masculinos do que aos femininos. Deve-se tomar banho antes de se apresentar diante dos deuses para preces/ofertas/ritos. No caso de crimes sexuais, cujo miasma era maior, o ritual era outro, com detalhes ainda desconhecidos, mas acredita-se que consistia de sacrifícios no templo de Apolo.
4) Assassinato - o pior dos miasmas, que não vinha apenas como punição ao assassino, mas também à sua família, descendentes e até à cidade de residência dele. É por isso que assassinos eram exilados, pois o contato com ele poderia levar à infertilidade das pessoas, animais e plantações. Com relação ao local do crime, temos o exemplo de quando Odisseu limpa sua casa (com enxofre e fogo) do miasma de ter matado os pretendentes de Penélope. Outra forma de purificação é pelo sacrifício ritual de um Pharmakos (bode-expiatório). Neste caso, a catarse tinha dois momentos: primeiro o assassino teria que ser liberto dos desejos de vingança da alma do assassinato, depois teria que ser purificado do miasma do próprio crime.
5) Lar - como o miasma afetava famílias e gerações e atraía coisas ruins para o lar, e como às vezes o parto e a morte aconteciam na casa, esta precisava ser purificada.
6) Terra/Água/Atmosfera - os helenos se preocupavam com a harmonia entre alma, corpo e meio-ambiente, então as condições sanitárias da cidade e do planeta também nos importam. Acreditava-se que certos lamaçais, brejos e pântanos continham propriedades de miasma e causavam febre nas pessoas dali, assim como se acreditava que usar a mesma água usada por alguém com miasma poluiria a outra pessoa também. Pragas e epidemias eram resultado de miasma na atmosfera, então se deveria acender fogueiras com unguentos de cheiro doce e coroas de flores para purificar o ar.
(Abrindo um parênteses importante aqui): é essencial lembrar que menstruação não é miasma. A quantidade de sangue eliminada durante o ciclo menstrual que, na verdade, envolve mais tecidos e muco do que propriamente sangue pode até ser maior do que aquele que escorre de um simples corte no dedo. A associação da menstruação à impureza tem raízes em tradições de origem judaico-cristã, que influenciaram negativamente a percepção sobre o corpo feminino ao longo dos séculos e isso não faz parte do helenismo.
O que se recomenda, de forma prática e respeitosa, é o seguinte:
— Se você se cortou por acidente , lave a ferida, peça cura e proteção a Asclépio, aplique um curativo e siga em frente.
— Se está menstruando, tome um banho tranquilo e revigorante, troque seu absorvente, coletor ou toalhinha, eleve preces a Higéia e Réia, e siga serena para o seu ritual.
Seu corpo é sagrado. Seu sangue também.
Então, acolha-se com carinho e não com culpa.
É verdade que os partos no mundo antigo não eram tão esterilizados como hoje, assim como os ritos fúnebres não deveriam ser muito higiênicos e que, em compensação, hoje a gente provavelmente polui muito mais o meio-ambiente. No entanto, miasma não significa falta de higiene e catarse não significa limpeza do corpo. Ainda assim, não há razão para se apavorar com a questão do miasma a ponto de achar que não pode fazer nada e tem que parar com todos seus rituais por medo de estar impuro. Tente olhar pelo lado da saúde, do equilíbrio e da justiça, de uma forma bem prática. Para cada tipo de miasma há uma maneira de se realizar catarse, e não existe nenhuma pessoa ou crime que não possa ser purificado.
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