Introdução a Mitologia Nórdica, história e origem dos povos pagãos - Neófita: Nalu.

 

Introdução a Mitologia Nórdica, história e origem dos povos pagãos


Conhecendo um pouco da história dos povos nórdicos 

O termo “povos nórdicos” engloba os antigos habitantes da Islândia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Holanda, das ilhas Orkney, Shetland e Faroé apesar das diferenças geográficas, climáticas, linguísticas e culturais eles tem a mesma origem indo-europeia e compartilham mitos, crenças, conceitos esotéricos e costumes folclóricos semelhantes. 


Tradições dos povos pagãos


Conhecida como tradição nórdica nela se encontra os aspectos básicos da espiritualidade nativa dos povos antigos que habitavam o norte da Europa ( Holanda, Alemanha, Países bálticos, Escandinávia), as ilhas britânicas, Ilhas Faroé e a Islândia. Originária da pré-história, a essência dessa tradição foi preservada pelas transmissões orais de mitos, lendas, contos de fadas, sagas, crenças e costumes folclóricos, pelas práticas xamânicas e pela medicina popular. 



Os países nórdicos principalmente os escandinavos foram cristianizados em um momento posterior aos demais países da Europa o que resguardou da perseguição cristã preservando o legado ancestral pagão. 



O poder da crença da mitologia nórdica que vive até os dias de hoje


Centrada no poder da natureza a Mitologia Nórdica baseia-se nas forças externas da natureza e a vivência humana isso criava um vínculo entre o povo e os Deuses, todos já devem ter visto em filmes, desenhos, histórias quando o mar estava revolto era os Deuses com sua fúria fazendo o povo pagar por algo que poderia ter acontecido antes de iniciar alguma viagem ou até mesmo a falta de um ritual para que a viagem fosse feita em paz e que eles voltassem com sucesso e em segurança, isso denomina o quanto o povo reverenciava os Deuses em sua essência natural e primitiva. 


Da mesma forma que a mitologia grega, romana e egípcia, a mitologia nórdica possui grande importância na configuração da cultura dos antepassados desses povos. Até hoje, ela inspira filmes, quadrinhos, vídeos, jogos, etc.


Constituída de Deuses, heróis, anões, gigantes, serpentes, lobos e feiticeiros, as lendas relatam acontecimentos que procuram explicar a origem da humanidade, a vida após a morte, fenômenos da natureza, dentre outros.

Por ser crença entre vários povos é também chamada de mitologia viking ou germânica.


No entanto, a mitologia nórdica não é apenas um conjunto de histórias e personagens interessantes com poderes sobre-humanos.

Ela faz parte de práticas esotéricas escandinava organizada e antiga, praticada pelos povos germânicos; isto é aquelas tribos do centro e norte da Europa unidas por línguas e práticas esotéricas semelhantes. 


A crença nórdica é politeísta, que é uma forma de culto não só a um único Deus mais a muitos deuses. 

Aliás, até 66 Deuses e Deusas individuais foram adorados pelas tribos germânicas antes de sua conversão ao cristianismo. Contudo Dentro desse conjunto de divindades os Deuses são divididos em dois grupos os Æsir e os Vanir. 


Os Æsir são associados à guerra, poder, e domínio, enquanto os Vanir são mais ligados à natureza, fertilidade, e magia. 


Os Æsir: 


Alguns dos deuses Æsir mais conhecidos incluem Odin, Frigga, Balder, Thor, Tyr, e Loki. 


Os Vanir: 


Os Vanir mais conhecidos são Njord, Freyr e Freyja. 


As práticas dos povos germânicos e escandinavos que ainda cultuam e reverenciam os costumes e crenças antigas mostra a importância de como é nosso dever, da nossa geração continuar esse legado, o legado dos nossos ancestrais os bruxos, magos, feiticeiros que uma vez despertos não voltam jamais a mente inconsciente e a visão limitada. 


Por fim queria deixar uma frase associada a Odin que diz Se você não vive por alguma coisa, então você morrerá por nada: Enfatiza a importância de ter propósitos e convicções na vida. Hail Odin pai de todos louvado seja.  

Era viking

Comentários

Postagens mais visitadas