Hékate e seus festivais. - Neófito Vinicius.

 

Olá a Todos ! 

Sejam muito bem vindos a mais uma aula de Helenismo!  

Na aula de hoje iremos apresentar sobre uma das Deusas mais completas e aclamadas : A Deusa Hékate.

Sendo esta um dos Pilares do Covil !

Vamos a aula 

Quem é a Deusa Hekate ?

Para quem não conhece ou não ouviu falar de Hekate  ela é a Deusa da Magia;Deusa da Bruxaria;Senhora das Encruzilhadas,  Rainha da Noite;Deusa  provedora de bens e favores ;Orientadora das vitórias nas batalhas;Dispensadora do Dom da Eloquência ; Concessora de Prosperidade e Abundância ; Favorecedora da pesca, do plantio e colheita. Ligada ao sobrenatural; fantasmas e também a cuidadora/protetora dos jovens.

Hekate é descrita por sua aparência bela e jovial , cujo a passagem era e é marcada pelos Latidos dos cães, sendo também uma deusa nutridora de bênçãos!  É uma deusa que não possui um Mito Próprio , mas ela se faz presente em ações que se cruzam em muitos momentos importantíssimos da história,como por exemplo no nascimento de Zeus, O conto de Perséfone e nas Argonáuticas.

Vamos conhecer mais sobre sua origem 

 Origem:  

Filha da Titãnide Astéria ( Da Noite Estrela, Das Estrelas Cadentes , Dos Oráculos Noturnos e Oniromância [ revelação por sonhos ] ) com o Titãn Perses ( O Titã Destruidor e de Luxúria ) surge então a tão aclamada e temida Hekate! Associada também aos mistérios da Noite escura , Guardiã dos Caminhos , das tochas que possuem o fogo sagrado , considerada Senhora dos Mistérios da Vida e da Morte , das Profecias e por alguns sendo Considerada a Deusa Guardiã do Ciclo da Vida , Do Nascimento à Renovação! 

Já que conhecemos um pouquinho sobre nossa Deusa que é Gigante por Natureza,  vamos ver sua Ficha Técnica:  

Nome:  Hekate 

Domínios : Bruxaria, Assuntos ligados ao submundo, Profecias, 

Ervas 🌿:  salgueiro, teixo, mandrágora, cíclame, hortelã, cipreste, tamareira, dente-de-leão; 

Símbolos: Tochas gêmeas, Corpo triplo; Chaves, Corda, Faca;

Cores: preto, azul, vermelho, branco, dourado, cinza;

Dia da Semana: Sábado ou Segunda-feira; 

Animais: mariposa, cão, loba;

Associações: trabalhos psíquicos, mistérios e segredos profundos e escondidos, predição, feitiços e transes;

Velas 🕯:  Preto, vermelho, branco, roxo e dourado são as cores básicas , as demais cores envolvem ritos ligados aos Epítetos.

Ofertas: Teixo, cipreste, aveleira, álamo negro, mirra, algália, pão, ovos e mel

Epítetos: Aidônia (Senhora do Submundo), Anassa eneroi (Rainha dos que estão abaixo), Atalos (terna, delicada), Brimô (irritada, terrível), Ctônia (do submundo), Enodia/Einodia/Ennodia (das encruzilhadas, dos caminhos), Kleidouchos (mantenedora das chaves), Kourotrophos (cuidadora/nutridora dos jovens), Koré Mounogenês (donzela filha única), Krataiis (a forte), Liparokrêdemnos (de brilhante tiara no cabelo), Nyktipolos (que vaga pela noite), Perseis (filha de Perseu), Phosphoros (portadora da luz), Propylaia (guardiã), Soteira (Salvadora), Skylakagetis (líder dos cães), Tricephalus (de 3 cabeças), Trioditis/Trivia (dos 3 caminhos), Trimorphis (de três formas).

A Lendária Deusa Tríplice 

Por muito tempo em sua origem e cultos Antigos sempre possuiu uma única forma de aparência mais modesta. A iconografia da forma tríplice só começa a surgir por volta de 430 Antes da Era Comum

 Os artistas começaram a retratá- la como uma Deusa Tríplice de três faces ou de 3 corpos , Essa iconografia refletia o papel de Hécate como deusa das encruzilhadas, com uma face (ou corpo) correspondendo ao Passado , Presente e Futuro , assim como o  Domínio em cada um dos Reinos.


Festival:  

Depion de Hécate ( geralmente no final do mês 29 -30 ) 

O Deipnon de Hécate ocorre durante a fase escura da lua: o fim do mês lunar ( Ocorre antes da lua nova chegar). Na parte mais escura do mês, preparamos nossas casas para a transição para um novo mês. O Deipnon de Hécate é um momento de purificação de si mesmo, do lar e dos negócios.

Eram tradicionalmente deixados em encruzilhadas na lua nova. "No ambiente que se encontra seu altar, você pode oferecer um pouco de vinho de preferência tinto ou de água fresca, um dente de alho, um pouco de mel para honrar o adoçar da sabedoria, os ovos como um símbolo da vida e de mistério, além de pão ou bolo (até um bolo simples feito com carinho já é suficiente). O leite pode ser ofertado também, pois o mesmo representa a  nutrição e fertilidade, assim como o azeite, que é associado à purificação, proteção e conexão com o divino. Sendo o Ato de ofertar o princípial ponto e claro que é importante ressaltar que a escolha das ofertas vai de acordo com sua intenção e so colocar a(s) oferenda(s) no altar, diga com sinceridade: “Eu te ofereço isso em gratidão e respeito. Que minha oferta seja agradável a ti.”  

Um momento de contemplação é próximo passo, é um momento de ouvir , sentir e observar... indo desde a chama a dançar até  prestar atenção na energia presente no ambiente e como você a sente. 


As 13 potências de Hékate 

O dia 13 é bastante associado a Hekate e sendo o mês de Agosto o mês em que muitos dedicam a ela , o dia 13 de agosto que é uma data relativamente moderna acabou se tornando um dia em que todos podem celebrar e dedicar ainda mais o carinho e admiração a Rainha da Noite !

Por isso aqui vai preces para se fazer durante o mês de Agosto . ( Aproveite para Salvar a aula )


Dia 1º de agosto 

Chamo Hécate Chtonia. Que Hécate anciã, Senhora do Mundo Subterrâneo, possa me abençoar em conexão com o âmago do meu SER, para que EU possa me iluminar e curar.

Eu escolho despertar o sagrado feminino em mim.

Hek, Heka, Hécate!

_Dia 2 de agosto _

Chamo Hécate Cratais. Que Hécate detentora do poder possa iluminar, dar força e renovar a minha conexão com o meu poder pessoal.

Eu escolho abrir minha conexão espiritual.

Hek, Heka, Hécate!


Dia 3 de agosto 

Chamo Hécate Kourotrophos. Que Hécate guardiã dos nascimentos e das crianças, possa proteger e abençoar meus propósitos e novos projetos.

Eu escolho honrar minha ancestralidade.

Hek, Heka, Hécate!


Dia 4 de agosto 

Chamo Hécate Enodia. Que Hécate, guardiã dos caminhos e viagens, possa guardar, iluminar e proteger os caminhos por onde eu passar.

Eu escolho acolher com respeito e confiança o “SER”, objetivando uma parceria iluminada e perfeita.

Hek, Heka, Hécate!


Dia 5 de agosto 

Chamo Hécate Propylaia. Que Hécate, protetora das portas e entradas, proteja minha família, casa, carro e todos os meus bens materiais e espirituais.

Eu escolho depositar em mim confiança, para que eu possa cuidar, também, de mim mesma.

Hek, Heka, Hécate!


Dia 6 de agosto 

Chamo Hécate Propolos. Que Hécate, guia e companheira que conduz, possa abrir meus caminhos hoje e sempre.

Eu escolho que a criatividade e o sucesso sejam parceiros na minha caminhada pela linha eterna do tempo.

Hek, Heka, Hécate!


Dia 7 de agosto 

Chamo Hécate Phosphoros. Que Hécate, detentora da tocha que ilumina, possa clarear e abrilhantar minha vida.

Eu declaro que a luz, a força e o poder fazem parte do meu SER.

Hek, Heka, Hécate!


Dia 8 de agosto 

Chamo Hécate Soteira. Que Hécate, salvadora e redentora, neste momento, possa libertar-me de toda angústia e sofrimento que me envolvem.

Eu libero todos os ressentimentos e decepções guardadas na minha caminhada pela vida.

Hek, Heka, Hécate!


Dia 9 de agosto 

Chamo Hécate Prytania. Que Hécate, rainha dos mortos, possa me curar e preparar meu renascimento,

todos os dias.

Eu recebo a bênção de Hécate, restabeleço o meu equilíbrio e resgato a minha autoestima.

Hek, Heka, Hécate!


Dia 10 de agosto 

Chamo Hécate Kleidouchos. Que Hécate, guardiã das chaves, possa abençoar todos os portais de crescimento para minha evolução.

Eu decreto que todos os meus caminhos estão abertos e protegidos por Hécate.

Hek, Heka, Hécate!


Dia 11 de agosto 

Chamo Hécate Prothiraia. Que Hécate, parteira e protetora dos partos, possa me auxiliar na concepção de novos sonhos e projetos.

Eu me transformo a partir dos meus desejos, sonhos e projetos e alcanço minhas metas.

Hek, Heka, Hécate!


Dia 12 de agosto 

Chamo Hécate Trivia ou Trioditis. Que Hécate, senhora das encruzilhadas, zele por e abra os meus caminhos na grande jornada da vida.

Eu expando a minha consciência com amor e confiança nos desígnios determinados pela grande senhora Hécate.

Hek, Heka, Hécate!


Dia 13 de agosto 

Chamo Hécate Trimorphis. Que Hécate, Deusa tríplice, possa abençoar e iluminar o frescor da juventude, o equilíbrio da maturidade e a sabedoria da anciã em meu SER.

Eu transmuto minhas sombras do passado para que a deusa tricéfala possa guiar minhas escolhas e iluminar meu caminhar.

Hek, Heka, Hécate!

E essa foi a aula de Hoje ! Que Hécate te guie e te proteja!

Comentários

Postagens mais visitadas