Helenismo: Apólo o Deus Sol. Por: Neófito Vinicius.

 


Olá a todos! 

Sejam muito bem vindos a mais uma aula de Helenismo,  nesta aula iremos abordar um dos Deuses mais importantes e mais famosos do Helenismo!  

O Deus Apólo! 



Vamos a aula ! 



Quem é o Deus Apólo ? 


Apólo é o Deus Olímpico das profecia 

, dos oráculos, da música, do canto , da poesia, do arco e flecha, da cura, da peste(praga) , da doença e da proteção dos jovens. Sendo comumente retratado como um jovem de aparência bela de cabelos longos e atributos como uma coroa e um ramo de louro , portava um arco e uma aljava de flechas,  acompanhado de um corvo e de sua lira.


Seu Nascimento 


Filho de Leto ( uma titã) e de Zeus deu à luz  aos gêmeos Apólo e Ártemis,  sendo esta ( Leto ) a Deusa da Maternidade e junto aos seus filhos a protetora dos jovens , também é sugerido pelos estudiosos que a Deusa também possa ser uma Deusa de/ da  Modéstia e de recatada feminilidade , da mesma forma que sua irmã Astéria ( Deusa titã associada às estrelas cadentes, à adivinhação noturna e à astrologia.)


Quando Leto estava grávida dos gêmeos, foi perseguida implacavelmente pela deusa Hera , que a expulsava de terra em terra, impedindo-a de encontrar um lugar para descansar e dar à luz. A ilha flutuante de Delos acabou lhe proporcionando refúgio.(  ilha está que Astéria deu origem quando se transformou em uma codorniz e pulou no mar, gerando à ilha flutuante de Delos, onde sua irmã Leto mais tarde daria à luz Apolo e Ártemis.)



Já que abordamos um pouco sobre seu nascimento vamos abordar a Ficha Técnica  


Ficha Técnica:  


APOLO


Domínios: Música, Profecia, Educação, Cura e Doença; Meninos


Animais: Cisne, Corvo (Corvus corax), Rato/Camundongo, Lobo; Gafanhoto/Grilo, Golfinho, Leão, Falcão, Coelho, Rena/Cervo, Carneiro e Serpente.

Plantas: Louro, Delfínio


Símbolos: Lira, Grinalda ou ramo de louro, Arco Prateado e flechas, Tripé délfico; Sol


Cores: Dourado


Ofertas: Folha de louro, vinha, junco, girassol, âmbar, jacinto, olíbano, babosa


Velas :  Branca ou Dourado


Epítetos: Maleatas (Curador) ,Aristaios (Melhor) , Alexikalos (Que desvia o mal),


Dias : No sétimo dia de cada mês, Apolo e Hermafrodito são honrados. "Os dias quatro e sete - no qual Leto deu à luz Apolo com a lâmina dourada - são dias sagrados.


Formas de Honrar Apólo: 


Algumas das formas mais comuns de honrar Apólo no dia a Dia é : 



Estudar sobre as Artes Históricas ( arte barroca , renascentista e etc) 

Estudar e Praticar o uso de instrumentos musicais.

Estimular a criatividade ou realizar algo criativo .

Praticar e Estudar sobre os Oráculos 

Ao Acordar agradecer pelo dia que está a começar! 



O primeiro contato:  


Como vimos é sempre muito importante e respeitoso recitar os hinos as divindades e aqui temos um hino ,um Peã ( hino cantado e de caráter cerimonial , pode ser usado para invocar a Divindade).


Peã a Apolo de Arístono ( Arístono significa  o melhor ou excelente )


Residente eterno da pedra délfica, sede profética do oráculo pítico de sagrada fundação,iê iê Peã, eu te invoco ó Apolo,venerável objeto de orgulho de Leto, filha de Ceos, e pela vontade de Zeus, supremo entre os deuses,ô iê Peã.

Onde dos tripés forjados pelos deuses, brandindo galhos de loureiros recém-colhidos, tu exerces a arte profética, iê iê Peã,daquela parte do templo que,sendo a mais recôndita,inspira calafrio:leis pias que governam o futuro ao som de oráculos e da voz da lira de língua melodiosa,ô iê Peã.

Purificado no vale de Tempe pela vontade de Zeus sublime, depois do que Palas te conduziu a Pito, iê iê Peã, tu deténs a eterna sede perfumada após haver persuadidoGaia nutriz de flores, e Têmis de bela cabeleira ,ô iê Peã.

Daí,retribuindo Tritogênia com recompensas imortais tu lhe conferes um local de privilégio no limiar do teu templo sagrado,iê iê Peã; em gratidão a graças passadas que tu sempre manténs na memória , a ela tu concedes sem cessar honras sublimes,ô iê Peã.

Os deuses te dão presentes , Posêidon um terreno sagrado , as Ninfas uma gruta corícia ,iê iê Peã,Dioniso folias à luz de tochas, e a venerável Ártemis patrulha a região com a sua matilha de cães bem treinados, ô iê Peã.

Sendo assim, tu que adorna o teu corpo na torrente da castália que descem a vertentes do Parnaso ,iê iê Peã, recebe esse nosso hino e nos dá para sempre fortuna fundada no decoro, e também nos protege sem cessar, ô iê Peã."


Como já foi abordado na aula anterior vamos seguir o mesmo modelo :


1. A Saudação ( usamos o Heya [nome da Divindade]

2. Seus Epítetos,  ou qual Epíteto da Divindade deseja -se trabalhar ou chamar .

3. Fazer em memória das ações da Divindade . Relembrando seus feitos [ pode usar partes dos Hinos para compor e um pouco de criatividade com as palavras].

4. Fazer o pedido ou a prece que se deseja fazer , sempre sendo respeitoso com a Divindade. 

5. Faça a conclusão da prece , pode usar que Assim Seja e  no final diga Êsto ! 


Aqui vai um exemplo de como ficaria , também serve  para quem tem mais dificuldade com as palavra. 




"Heya Apólo   Maleatas (Curador)/ Alexikalos (Que desvia o mal)/Aristaios (Melhor) , tu que és Deus das Profecias , Aquele rasga o Véu das Ilusões , Rei Délio, cujo olho produtor de luz vê tudo o que há dentro e tudo abaixo do céu, Não ignores agora a minha voz, ó deus imperecível! 

 Abençoa me com vossa presença , Seja Bem vindo  a minha morada [ faça uma reverência ] que vós me oriente com Sabedoria e Poesia que ressoa no coração quem vos clama! solicito a ti que [ faça o pedido ] que assim Seja ! Êsto !


E essa foi a aula de hoje !

Comentários

Postagens mais visitadas