Héstia. - Por Neófito Vinicius.

 

Olá a Todos!

Sejam Bem-vindos a mais uma aula sobre Helenismo! 


Na Aula de hoje iremos aplicar conceitos básicos de aulas Anteriores,  caso não tenha visto , fique tranquilo(a) que poderá vê-las no Blog ! 


Antes de começar os ritos é Fortemente Indicado tomar um banho e usar vestes limpas para tal . Pode tomar um banho de higiene pessoal e se quiser um banho de ervas para purificar sua energia como o banho de ervas de  Alecrim por exemplo. 


 Após o banho ( ou banhos ) podemos começar com uma meditação para acalmar nossa mente e sintonizar nossos pensamentos para o rito que irá acontecer .


Aqui a baixo estão 2 links para meditação,  se assim preferir. 


Link 01 : https://youtu.be/T5QCFkxcPMA?si=igx42gXELewYxPRn

Link 02 : https://youtu.be/MG419Vlvqnc?si=FfXeNlj23nZ0yGQQ


Após alguns minutos meditando iremos preparar a Consagração da Chama Sagrada : 


Com 1 vela Branca em mãos e com um incenso de Alecrim ou Sândalo iremos dar Início a Consagração do Fogo Sagrado à Héstia! 

 

Posicione a Vela e o incenso no suporte ( pode ser um pratinho ou um castiçal com o incensário ) 


 Com as duas mãos para o alto recite o Hino Homérico a Héstia 


Hino a Héstia de Arístono de Corinto (Século IV a.e.c)


"Sagrada rainha das coisas sagradas, nós te cantamos em hino, Héstia, tu que habitas o Olimpo e o umbigo sagrado da terra e o loureiro pítico e danças em torno do templo de Apolo com as suas torres eminentes, deleitando-te com as palavras mânticas do tripé e quando Apolo tange as sete cordas da sua lira dourada e contigo enaltece em canções os deuses que festejam. Salve, filha de Cronos e Rea que sozinha faz arder o fogo nos sagrados altares dos imortais! Héstia: recompensa a nossa prece, confere riqueza obtida com honestidade, para que nós dancemos sempre ao redor do teu altar-trono cintilante."


Após recitar o hino recepcione Héstia Saudando a ! 

E com as  palmas das mãos voltadas para o alto seguimos esse modelo

 modelo :


1. A Saudação ( usamos o Heya [nome da Divindade]

2. Seus Epítetos,  ou qual Epíteto da Divindade deseja -se trabalhar ou chamar .

3. Fazer em memória das ações da Divindade . Relembrando seus feitos [ pode usar partes dos Hinos para compor e um pouco de criatividade com as palavras].

4. Fazer o pedido ou a prece que se deseja fazer , sempre sendo respeitoso com a Divindade. 

5. Faça a conclusão da prece , pode usar que Assim Seja e  no final diga Êsto !

 E para finalizar a aula de hoje  irei mostrar como você pode fazer ao realizar sua prece.



"Heya Héstia Boulaia (do Conselho) /Polyolbos (cheia de bênçãos) , tu que és Deusa do Lar , da Lareira ,Deusa da Chama Sagrada ,tu que és a primeira e a última  de todas as coisas , tu que cuidas da sagrada casa do senhor Apolo !

 Abençoa me com vossa presença , Seja Bem vinda  a minha morada [ faça uma reverência ] que vós me oriente com sabedoria e graça, solicito a ti que abençoe esta vela / chama para torná-la pura ! que assim Seja ! Êsto ! 




 Água Lustral,  como fazer e para que ela Serve ! 


Fazendo água lustral

Primeiro ore sobre o fogo da vela, pedindo a Héstia para abençoá-la, de preferência usando um Hino Homérico a Héstia. Depois pegue um feixe de sálvia ou palito de incenso*, acenda-o com a vela já abençoada e coloque-o na água**, dizendo: "Kherniptomai! Seja esta água purificada pelo fogo sagrado!" (Pronúncia: khêr-NIP-tô-mai.) A palavra "khernips" significa "água lustral", então 'kherniptomai' é o ato de torná-la lustral.

*O feixe de sálvia ou palito de incenso era o que antigamente seria um pedaço de madeira que esteve em contato com a água, tornando a água sagrada. Também já ouvi falar de madeira de cortiça, mas a sálvia é boa por podermos tanto usá-la para tocar a água com seu fogo quanto para aspergir. Se quiser ser bem tradicional, use um galho com folhas de uma árvore - de tamanho razoável, não maior do que sua mão agüenta. 

Também é possível fazer uma pequena adaptação em caso de não haver nem as sálvias e nem os incensos , para casos assim goteje a cera da vela no recipiente com água 


! : Ao pegar o fogo da vela que foi abençoada por Héstia, você está purificando a água com o fogo que foi consagrado.


Com a Água purificada,  lave as mãos,  o rosto e os pés com ela , assim você estará purificado(a) para iniciar os futuros ritos com as divindades!

Comentários