Processos que transcende a alma e o espírito – Alquimia, religião e ciências oculta - Neófita: Nalu.

 


O que seria processos alquímicos

Como já mencionamos aqui o processo alquímico nada mais é que a transmutação de mentais em ouro uma das metáforas mais conhecidas dentro da alquimia, porém a alquimia mistura estudos de diversas áreas incluindo, ciência, filosofia, astrologia e misticismo. 

Como a alquimia explica Religiões

Muitas tradições religiosas, como o Taoismo e algumas formas de budismo, possuem elementos alquímicos em suas práticas. A alquimia pode ser vista como uma forma de complementar ou mesmo enriquecer a compreensão da fé, oferecendo uma linguagem simbólica para expressar verdades espirituais. A relação entre alquimia e religião pode ser complexa e por vezes conflituosas. A Igreja Católica, por exemplo, via a alquimia como bruxaria e a perseguiu durante a Inquisição. 

No entanto, a alquimia também influenciou a arte e a arquitetura religiosa, com símbolos alquímicos sendo encontrados em catedrais e outros edifícios religiosos. Figuras como Isaac Newton, apesar de seu trabalho científico, também se interessaram pela alquimia e pela interpretação mística da Bíblia.


A transformação através do despertar 

Como ciência oculta, a alquimia reveste-se de um aspecto desconhecido ou sobrenatural, oculto e místico. A alquimia oculta refere-se aos aspectos esotéricos, simbólicos e espirituais aqueles que vão além da prática laboratorial de transformar metais. É a parte da alquimia que foi velada, codificada em símbolos e protegida por iniciados, muitas vezes por medo de perseguição religiosa ou para preservar seus mistérios do uso indevido. Alquimistas usavam de suas descobertas como uma forma de transformação não só externa, porém interna o que chamamos de o despertar. 


Misticismo e a descodificação da ciência oculta

A ciência oculta é o coração esotérico da alquimia, também chamada de alquimia espiritual ou alquimia interior. Ela trata, não da transformação de metais, mas da transformação da alma humana: do estado bruto (como o chumbo) até a perfeição (o ouro espiritual).


O ocultismo e o espelho alquímico uma jornada interior

Ocultismo (da palavra em latim occultus: escondido, secreto) é o conhecimento do oculto. No uso comum da língua inglesa, oculto refere-se ao "conhecimento do paranormal", em oposição ao "conhecimento do mensurável", geralmente referido como a ciência do saber.

A percepção do oculto consiste, não em acessar fatos mensuráveis, mas trabalhar com a mente e o espírito. Refere-se ao treinamento mental, psicológico e espiritual que permite o despertar da pisque humana. 

O espelho alquímico que transcende a alma é um símbolo profundo da alquimia oculta e espiritual. Ele representa um ponto de reflexão mística, autoconhecimento radical e transcendência do ego. Não é um espelho físico, mas uma metáfora espiritual poderosa.

Comentários

Postagens mais visitadas