Exu Sete da Lira. Neófito: Vinicius Ziel.
Olá a todos !
Sejam muitos bem vindos!
Hoje nós iremos abordar sobre um dos chefes de falange marcantes do Reino da Lira !
Quem é o Exu Sete da Lira ?
Exu Sete da Lira também conhecido como Seu Sete da Lira ou Rei da Lira é um Exu que se tornou muito famoso pelas incorporações públicas feitas pela ialorixá Mãe Cacilda de Assis na década de 1970 em Santíssimo no Rio de Janeiro. Ficou muito popular pela sua forma de trabalhar que tinha e tem como características a música, a água ardente ( cachaça) e o Carnaval ( no sentido de alegria), ganhou uma popularidade ainda maior a partir de aparições em programas de rádio, programas televisivos ao vivo, como nos programas do Chacrinha e de Flávio Cavalcanti, eventos que chocaram e fascinaram o público, gerando reações intensas da imprensa, da Igreja e do Estado .
_______________________________________
⭐️Origem :
Antes de apresentarmos sua origem gostaria de apresentar uma figura muito importante nessa história.
"Cacilda de Assis foi uma figura marcante e ao mesmo tempo polêmica nas décadas de 1970 e 1980. Nascida em 15 de março de 1917, na cidade fluminense de Valença, era filha de fazendeiros e teve uma infância aparentemente comum até os cinco anos de idade. Foi nessa época que passou a insistir com a mãe para que lhe desse um cachimbo. A princípio, o pedido pareceu uma brincadeira sem sentido e sua mãe chegou a repreendê-la com ameaças de castigo, mas nada a fazia desistir. Eventualmente, Cidinha como era carinhosamente chamada conseguiu um cachimbo e passou a fumar escondida nos matos da fazenda. Logo, o álcool também entrou em sua vida: pedia cachaça aos pais e, em uma ocasião marcante, chegou a beber um litro inteiro de álcool sem sofrer qualquer mal aparente, retornando à calma que tanto buscava."
"Aos sete anos, aconteceu o episódio que marcaria sua vida para sempre. Durante a celebração de seu aniversário, Cidinha desmaiou subitamente e entrou em um estado de coma profundo. Desesperada, a família recorreu a um tio que conhecia uma rezadeira. Embora os pais resistissem em chamá-la, acabaram cedendo diante da gravidade da situação. A mulher chegou simples, trazendo consigo apenas um copo d’água e entoando cantos misteriosos. Após o ritual, Cacilda melhorou, e a rezadeira revelou que a menina havia sido tomada por uma entidade espiritual. Aconselhou, então, que fosse levada a um Centro Espírita, onde poderia aprender a lidar com esse chamado invisível que já se manifestava desde muito cedo em sua vida."
"Em 13 de junho de 1938, o Pai Benedito Galdinho do Congo fez seu assentamento na Mina de Santé, em Coroa Grande no Rio de Janeiro, onde ficava a Tenda Oriental de W.W. Da Matta e Silva. A partir de então, Cacilda começou a trabalhar oficialmente com o "Seu Sete", mas foi formada Yalorixá no Terreiro Pai João do Congo, Mangaratiba – RJ, e seguia a Umbanda Traçada. Filha de Xangô e Iansã, além do Seu Sete, Cacilda também trabalhava com Audara Maria - tida como "esposa" de Seu Sete, Rosa Vermelha, Cabocla Jurema, Vovó Cambinda, Ogum Delocó e Filimpo (Erê)."
_______________________________________
🔱Ponto de Seu 7 da Lira:
Sou exu trabalho no canto
Quando canto desmancho quebranto
Sete cordas tem minha viola
Vou na gira de lenço e cartola
Viola é tridente
Cigarro é charuto
Bebida é marafo
Sou Sete da Lira
Derrubo o inimigo
Ponteiro de aço
Ou se preferir temos opção alternativa para ouvir/ cantar :
https://youtu.be/osZxw0SP-hY?si=7e1YgZHbMfAX7zPg
________________________________________
Características dos médiuns 🤴:
• Os médiuns que tem como guia Seu 7 da Lira são alegres por natureza, encantadores, com a capacidade de contagiar todos ao seu redor.
• São pessoas descritas como agitadas.
• Tem uma leve tendência a serem materialistas ( tendência essa que devem estar atentos para não se perderem nessa jornada espiritual).
• Geralmente apresentam um inclinação natural para as artes , sejam elas a dança, o canto, as poesias, o tocar dos instrumentos musicais.
• São pessoas organizadores , ou seja , criam eventos , são bons administradores de festas e muitos inclusive trabalham nessas funções.
• São pessoas "moderadas" para o consumo de bebidas , apesar de serem resistentes para tal. ( o que nem sempre acontece , já que muitos bebem mais que opala )
• Não gostam de ver os seus amigos, familiares e até terceiros tristes, buscam sempre alegrar ou trazer conforto para eles nessas situações.
• São ótimos ouvintes e bons conselheiros, gostam bastante de analisar as coisas antes de dar alguma opinião ou argumentar sobre o que é o tema do assunto.
• Não gostam de injustiças , prezam muito pelo o que é justo e certo.
• Muitos médiuns tem a mediunidade de cura naturalmente (seja pela imposição das mãos, o famoso Reike , seja pela conversa , pelo contato físico e outras formas de explorar esses dons e trabalhar com eles).
• São médiuns que tem uma facilidade para dons adivinhatórios, seja por cartas , runas e outros tipos de mancias como a interpretação de cera por exemplo.
______________________________________
Pontos de força 💪:
• Teatro
• Bares
• Bordeis
• Bancos
______________________________________
🔱 Ritual de Abertura com Seu Sete da Lira
1. Preparação do espaço
• Limpe o ambiente (físico e energético). Pode usar defumação com arruda, guiné e alecrim.
• Coloque uma toalha branca ou colorida no local do assentamento/altar.
• Se possível, firme um copo com água fresca no centro da mesa.
⸻
2. Elementos de firmeza
• Vela: 1 vela branca ou vermelha (dependendo da sua tradição).
• Bebida: cerveja clara, vinho suave ou cachaça (o que você sentir que ele aceita melhor).
• Charuto ou cigarro: se você tiver costume e ele aceitar.
• Flores: cravos ou rosas vermelhas.
• Ponto de força: coloque moedas ou uma malandragem (chapéu, lenço ou objeto que lembre sua linha).
⸻
3. Saudação inicial
Em pé, acenda a vela e diga em voz clara:
“Saravá Seu Sete da Lira!
Venho com respeito, amor e fé, pedindo sua presença neste trabalho.
Que abra meus caminhos, limpe minha mente e fortaleça minha fé.
Que tudo aqui seja para a luz, a verdade e a evolução.”
Toque 3 vezes no chão (com a mão ou com um objeto de firmeza) como chamado.
⸻
4. Oferenda simbólica
• Coloque a bebida servida em um copo ou taça.
• Se for usar charuto/cigarro, dê umas baforadas em direção à vela, como entrega.
• Se tiver, deposite moedas ao lado da vela como agradecimento.
⸻
5. Conexão e silêncio
Sente-se em frente à vela, feche os olhos e permita que a energia se aproxime.
Você pode mentalizar um bar ou uma roda de samba, que são imagens ligadas à vibração dele.
⸻
6. Encerramento
Quando sentir que a energia já se estabeleceu:
“Agradeço a presença de Seu Sete da Lira,
que continue abrindo meus caminhos, protegendo meus passos
e trazendo clareza às minhas escolhas.
Saravá Seu Sete da Lira! Saravá a malandragem!”
Deixe a vela queimar até o fim.
A bebida e o charuto podem ser entregues em uma encruzilhada de T ou embaixo de uma árvore, conforme a tradição que você segue.


Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário!