A Tríade Superior na Umbanda. - Neófita: Aurora Soll.
Olá a todos, estamos aqui com mais uma aula sobre egrégora de umbanda, esta sendo a parte 2 na qual a parte 1 foi falando do Quadrante Médio e as Entidades Agregadas ao rito de umbanda enquanto esta segunda parte focará na Tríade Superior, a alta hierarquia dos terreiros
CAMPO SUPERIOR - PRETOS-VELHOS
Os pretos velhos tem suas origens entre o século XVI a XIX (15 á 19) no período das Senzalas, Quilombos e Engenhos, quando os africanos ainda eram escravizados, onde maior parte provinha das regiões de:
•Congo
•Angola
•Benin
•Nigéria
•Moçambique
Na qual foram trazidas à força para o Brasil, onde sofreram toda forma de exploração e dor. Importante salientar que esses não foram os únicos povos africanos escravizados mas sim os que mais foram explorados, na aula passada pudemos ver sobre o Tambor de Minas gerada aqui no Brasil pelos negros de Gana.
Os negros idosos, já velhos, não aguentavam tanta tortura e vinham a falecer com mais facilidade do que os mais novos e os espíritos desses velhos ressurgiram como guias ancestrais e espirituais, representando a Sabedoria e Resistência.
Preto Velho é uma das maiores hierarquias na fundamentação da Umbanda, ficando atrás apenas dos falangeiros de Orixás, assim como os próprios Orixás (incluindo Oxalá) e Zambi. É muito comum que terreiros de umbanda tenham como nome, os pretos velhos dos zeladores das casas, como por exemplo:
•Centro Espírita Ogum 7 Estrelas e Pai Benedito da Silva
•Centro Espírita Umbandista Vovó Cambina e Cabocla Jurema
•Templo Umbandista Nanã Buruquê e Pai André do Congo
É também muito comum que os Vovôs sejam chefes de coroa na Umbanda, tendo em vista que a base da religião é o catiço (os espíritos de pessoas que já foram vivas e encarnadas como vimos na primeira aula sobre cambones) sendo assim, tanto um falangeiro de Orixá pode assumir sua coroa, como outro catiço, então sim, existem filhos de Caboclos e Pretos Velhos, mais popularmente de velhos, representando sua alta hierarquia e poder na Umbanda
Preto Velho manda e desmanda, sua velhice representa sabedoria ancestral, conhecimento mágicos de mirongas e feitiços e resistência contra o apagamento histórico-social do Preto ao longo da história
Seu maior simbolismo está naquilo com o que trabalham:
Roupa Quadriculada: A Chamada roupa de ração é uma menção direta ao tempo de escravidão, onde os sinhôs e sinhás entregavam pequenos retalhos velhos e esgarçados para os negros escravizados, na qual costuravam a mão para fazer suas vestes e não ficarem nus, as vestes embora que com padrões aleatórios, muitas vezes mantinham uma forma quadriculada.
Lenço na Cabeça: Falando sobre os Vovôs tipicamente tomarem as coroas do médium, o uso do lenço fala sobre a proteção do Ori, da Coroa, da Mente e principalmente do Campo Astral
Cachimbos/Cigarros de Palha: Usados para a canalização de energia e limpeza astral, por isso você sempre verá um Vovô usando a fumaça de seu cachimbo ou cigarro de palha para te limpar, seja em um passe ou um trabalho de limpeza, como uma puxada por exemplo
Bengala: A bengala representa sua resistência e estabilidade, que mesmo envergados ainda permaneciam de pé no trabalho e esse simbolismo é levado ao astral, mostrando o poder espiritual e histórico que eles tem, de ninguém poder derruba-los. A Bengala também é simbolo de apoio já que essa é a função dela e eles assim como a bengala trabalham dando apoio e suporte aos médiuns com sabedoria.
Banco de Madeira/Chapéu de Palha: Representa a simplicidade e humildade, a prova de que essas entidades não precisam de muito para realizarem seus trabalhos.
A missão dos Pretos Velhos é ensinar o valor da paciência, da fé e da caridade. Seus trabalhos incluem:
•Desfazer feitiços e magias negativas.
•Curar males espirituais e emocionais.
•Aconselhar com ternura e firmeza.
•Harmonizar o ambiente com rezas, cantos e passes.
Essa forma única de trabalho consciente fizeram com que os nossos Vovôs e Vovós fossem respeitados e reconhecidos como alta hierarquia na Umbanda.
CAMPO MÉDIO - CABOCLOS
Os caboclos são espíritos de indígenas nativos de diversos lugares como a África, as Américas e a Europa (Como os Turcos por exemplo, trazendo os gentis)
A palavra “Caboclo” vem do tupi "Kariboka" que significa “Filho de Branco com Índia” e por isso representa todo o período colonial desde o início á mistura entre povos indígenas, africanos e europeus, que hoje forma a base do povo brasileiro.
O Caboclo não tem origem na Umbanda como vimos na aula passada, mas foi sua influência sobre Zélio de Moraes que fez com que adquiri-se seu lugar nesta Hierarquia.
Zélio tinha como mentor o Caboclo 7 Flechas, que o incentivou a oficializar a Umbanda como religião legal, tornando-a diferente de sua fundamentação original, sendo agora um espaço para que qualquer espírito seja bem vindo para trabalhar e se desenvolver como ele mesmo disse:
“Não venho da África, mas do Brasil. E trago comigo a missão de unir todos os povos e espíritos, de todas as raças, em nome de Oxalá.”
Isto tornou a faceta indígena tão importante que passou-se a ser impossível deixa-lo de fora e por isso ele ficou no meio, nem abaixo mas também nem acima, o perfeito equilíbrio.
Caboclos são tão populares e importantes na Umbanda quanto Pretos Velhos e isso se reflete nas coroas dos médiuns, não é dificil de se achar um filho de Pena Branca, uma filha de Cabocla Jurema, uma filha de Cobra Coral, eles são tão presentes e fortes como os Velhos, também tendo coroas consigo e isso se aplica também sobre serem dirigentes de terreiros, como por exemplo:
•Casa de Caboclo Cabocla Jupira
•Centro Espírita Caboclo 7 Flechas
•Centro Espírita Vovó Cambina e Cabocla Jurema
Caboclos são guerreiros e curandeiros, representam a Força e a Cura, eles são o espírito de guerra que os Vovôs não carregam, indígenas diferente do que muitos pensam não trocaram suas terras e ouros por Espelhos, quem conversa com esses espíritos ancestrais sabe que os índios lutaram bravamente contra os Europeus tentando evitar a invasão de suas terras.
Muitos deles morreram nestas guerras e batalhas, sendo esse o motivo de representarem a força da Terra e da Natureza, eles morreram por ela.
Essa conexão com a Terra que faz com que também trabalhem com a cura, trabalhando com os elementos da natureza para medicina natural e espiritual como por exemplo ervas, folhas, água, fogo e pedras
É comum em um passe de Caboclo ele soprar ou assobiar, trazendo a energia do Elemento Ar, o elemento do movimento, para movimentar essa sua energia pesada e negativa para fora do seu corpo e ser direcionada para um outro lugar, fazendo com que sua energia natural volte a fluir tranquilamente.
Muitos caboclos também carregam ervas em suas mãos e passam-a por todo o corpo da pessoa que está ali para receber seu passe, usando das propriedades mágicas da folha para realizar a limpeza na base do Elemento Terra, usando-as para Aterrar e dar fim nessas energias ruins, tirando a semente podre do seu jardim energético fazendo com que ele volte a crescer e florescer como Plantas e Flores.
Ao consultar-se com Caboclos, é comum ouvir eles mandando você fazer a limpeza do Fogo (que é como eles chamam a defumação) e também a limpeza da Água (que seria os banhos de ervas, seja na casa ou em si mesmo)
A simbologia dos objetos que os Caboclos trabalham são as seguintes:
Penas e Cocar: Ligação espiritual direta para o Ori e para a Coroa trazendo poder ancestral. É como se fosse a ponte entre a força da espiritualidade, a força do caboclo e a energia do médium
Arco e Flecha: Representa foco e direção físico e emocional, já que é necessário focar para que a flecha percorra na direção correta, além de mostrar força e bravura, sendo a arma mais usada na batalha contra os europeus
Folhas e Ervas: Representa a cura, equilíbrio e manipulação energética da natureza
Brado/Ilá: Identidade e afirmação espiritual, como uma forma de impor respeito mostrando que chegou em terra e está pronto para os trabalhos, firma e conecta a energia do médium com a dele e com a energia da corrente do terreiro além de também servir como limpeza afastando energias negativas no ambiente
Essa força guerreira de bravura e coragem, além dessa força mágica de cura da natureza e conexão com a Terra é representando pelos seus tipos de trabalhos:
•Cortes e quebras de demandas ou energias negativas
•Abertura de caminhos e prosperidade
•Limpeza, proteção e cura de saúde física, emocional e espiritual
•Ensinamentos sobre a Natureza principalmente sobre o respeito a ela e seus ciclos
•Coragem e força para enfrentar desafios
CAMPO BASE - ERÊS
Erês são a manifestação de espíritos de crianças representando a pureza, alegria e leveza espiritual. Sua origem está ligada aos Orixás Ibejis, as crianças gêmeas (Ibeji tem como significado literal dois nascidos, que significa gêmeos) que representam o equilibrio e a dualidade da vida entre o masculino e feminino, o riso e a dor, o bem e o mal, visto como a loucura dos Orixás
Em algumas vertentes é dito que os Ibejis são a forma mais pura da inocência e da loucura dos Orixás, agindo como uma força espiritual que trabalha como intermediários entre o médium e os Orixás
Quando a Umbanda surgiu, a energia dos Ibejis foi reinterpretada dentro do novo culto, e os Erês passaram a ser vistos como manifestação espiritual da inocência e da alegria divina, não necessariamente gêmeos, mas sim portadores dessa vibração e assim as crianças falecidas que recebiam esse cargo como guia espiritual, entram para a falange das crianças chamada de Erês
Essa natureza caótica e imprevisível é o motivo pela qual não se pode ter um Erê como chefes de coroas ou mentores chefes, embora justos e conscientes, ainda assim sua inocência e loucura podem acabar quebrando certas regras da hierarquia espiritual e das leis dos terreiros, sendo assim entidades com maior peso e pulso firme são colocados na frente, que é o caso dos Pretos Velhos e dos Caboclos.
Isso não quer dizer que eles são mais fracos, mostra na verdade que são tão poderosos que sua aleatoridade e caos somados á sua força, potencia e poder, podem resultar em problemas sérios, por isso aquele ditado: O que erê faz, nem exu desfaz
E é por isso tbm que eles vem uma vez por ano, em algumas casas dedicam o mês pra eles
O simbolismo das Crianças vem junto com:
•Doces: As balas e doces tem poder energético e vibracional devido ao afeto, alegria, conforto, felicidade e calma que eles trazem. Por isso em passes eles te fazem comer doces
•Brinquedos/Chupetas: Os brinquedos são a representação da energia infantil das crianças usados como canalizadores dessa energia através da brincadeira, do riso e do lúdico.
Flores: As flores simbolizam a renovação e transformação que eles fazem na vida do médium assim como o florescer e desabrochar de uma rosa, representando também a sutileza, natureza e pureza, limpando o campo vibratório.
A forma como Erês trabalham expressa essa essência deles, suas brincadeiras e truques é conhecidos e até amendrotados por muitos e é comum ouvir que o que eles fazem nem exu consegue desfazer, mostrando essa faceta de ser a loucura do Orixá
Seus trabalhos são os seguintes:
•Ajudar no emocional dos médiuns limpando suas cabeças com alegria e felicidade
•Renovações de energias drenadas
•Movimento, caminhos e transformação na vida dos médiuns
•Cura e proteção espiritual principalmente de crianças, que é o que eles representam
A FUNDAMENTAÇÃO E SIMBOLISMO DO TRIÂNGULO
O triangulo é visto como fonte de equilíbrio do Eu, representando de cima pra baixo:
Espírito
Corpo
Mente
a mente é a base do triangulo pois é ela que consegue afetar diretamente tanto o seu bem-estar físico, como seu campo espiritual e o Espírito no topo sendo a parte mais importante do eu, a parte que busca luz e elevação.
Isso é representado pela Trindade Superior perfeitamente:
Pretos Velhos na ponta como topo da hierarquia representa o equilíbrio, sendo eles os conhecedores de mirongas ancestrais e sabedoria magica, seres com cabeça e visão espiritual de extrema sabedoria
Os Caboclos é o corpo, sendo o campo-médio deste triangulo, representam a força, a ação e o movimento, é aqueles que te trazem a vontade de agir, te trazer a força para enfrentar uma situação difícil, é aqueles que te ajudam a curar seu corpo quando doente, são eles a base de seu físico
E a base representando o Mental tem tudo haver com as crianças já que trazem alegria, vontade de viver, energia, amor e vitalidade, são eles que te cuidam quando você está triste deprimido, erê ajuda muito com problemas de depressão e ansiedade por esse exato motivo.
Com essa aula pudemos entender novamente um pouco mais sobre a fundamentação da egrégora de Umbanda, entendendo quem são aqueles que fazem parte da tríade superior, sua história, fundamentos s simbologias e como que adentrarm a tríade superior. Encerramos esta aula para todos e agradeço a participação de todos daqui


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