Espíritos aquáticos e suas características. Mestre: Ryujin.



Quando falamos em espíritos aquáticos, já de cara lembramos de água, rios ou lagos; muitas pessoas já atribuem o corpo de peixe ou um corpo formado de água, mas será que essa é somente a única característica? Quem sabe o que mais tem? Será que existe uma forma específica de conexão? Existe algum rito simbólico? Todas as perguntas serão respondidas agora!


Características
Explorando agora algumas das características dos espíritos aquáticos.


Formas serpentinas

Muitas vezes, as Nagas são descritas tendo um corpo de serpente; outras narrativas dizem que o corpo se assemelha a uma serpente; já em outras narrativas é possível encontrar as partes inferiores como serpentes, enquanto as superiores são humanas; geralmente representa a fusão entre humano e animal. No entanto, Nagas são mais comumente representadas como serpentes.

Classificação:
- Nagas celestiais: Essas Nagas habitam as regiões elevadas, como os céus e reinos espirituais onde as divindades residem; essa classificação está associada diretamente com os Deuses, não sendo exatamente a Naga comum que conhecemos. No entanto, acredita-se que elas são as guardiãs dos tesouros e dos portais onde podemos nos comunicar com as divindades; dizem que são consideradas mais benevolentes que outras Nagas, porém não podemos confundir a benevolência com seu poder e papel, até porque elas podem se tornar perigosas e agressivas quando as pessoas tentam entrar sem autorização.

- Nagas terrestres: Essa espécie de Naga prefere se rastejar pelas florestas, bem como o nome disso, terrestre; essa daqui já pode ser encontrada em cavernas, florestas e áreas montanhosas, podendo ser encontrada nas proximidades de rios e lagos; mesmo que não sejam diretamente ligadas com as águas, elas podem coexistir em torno da Terra sobre as águas, então sim, é totalmente possível encontrar uma Naga terrestre perto de um ambiente com água. Frequentemente associada à energia da terra, bem como o equilíbrio, fertilidade e proteção. Algumas pessoas fazem oferendas simbólicas antes de adentrar nas matas e florestas, pedindo a proteção deste ser para guiar o caminho e não deixar com que se percam, bem como se proteger dos perigos.

- Nagas aquáticas: Essas são as mais fáceis e comuns de serem encontradas, pois habitam toda a região de rios, lagos e oceanos. Consideradas as protetoras das Águas, são frequentemente evocadas e invocadas em rituais relacionados à purificação e proteção; elas também podem ser chamadas em certos rituais onde Shiva está presente, principalmente se o rito específico envolver água ou fluxo. Dizem que elas podem se tornar extremamente agressivas com as pessoas que tentam adentrar as águas sem permissão, porém também é dito que são seres extremamente compreensivos e benevolentes com os seres humanos (dependendo da narrativa, mas eu não arrisco).


Escamas brilhantes

O principal são as Nagas. Mas como já falamos dela, vamos abrir espaço para outra figura:

- Makara: considerado uma figura mística e frequentemente descrito como uma combinação de crocodilo e peixe, possuindo escamas brilhantes. Também pode ser representado com uma mistura de veado, crocodilo e peixe. O Makara pode ser associado a Varuna, o Deus das águas, sendo um símbolo de poder e força. No entanto, também é possível ver essa figura como o veículo da Deusa Ganga. Quando ganha esta associação, sua descrição muda, sendo representado como um animal semi-terrestre na parte frontal (veado, crocodilo ou elefante) e aquático na parte traseira (podendo ter barbatanas de peixes ou de foca, também pode ser representado como tendo uma cauda de pavão ou até mesmo arranjos florais). Sua forma pode variar bastante conforme as regiões.

- Makara e sua função: são considerados guardiões dos portais e umbrais, que protegem a sala do trono e as entradas de templos. Geralmente são muito usados em templos hindus e budistas, podendo ser comparados às antigas gárgulas ou bicas em fontes. Seu símbolo se popularizou em ornamentos populares dados no casamento às noivas, como brincos em forma de Makara, muitas vezes utilizados por Deuses como Shiva, Vishnu, Surya e Chandi.


Figuras consideradas "demoníacas"

Falando agora de seres que são considerados demoníacos, pois são frequentemente representados na forma de Ashuras ou que foram retratado lutando contra Deuses. 

- Kaliya (o Naga): voltando a falar das Nagas, Kaliya, é um famoso Naga da mitologia que habitava no rio Yamuna. Seu corpo é descrito como grande coberto por escamas brilhantes, sua pele geralmente é retratada na cor negra brilhante, algumas pessoas dizem que pode ser um negro fosco, frequentemente conhecida pela luta com Krishna, Kaliya é conhecida por algumas pessoas como uma serpente demoníaca, em algumas associações é possível encontrar escamas mais grossas e chifres pontiagudos, geralmente retratada com olhos negros ou vermelhos, é uma poderosa serpente que pode ser trabalhado até os dias de hoje, as pessoas acreditam que é possível trabalhar energia de proteção com esse poderoso ser. 

- Vritra ( o dragão serpente): Vritra é conhecido por ter uma forma de um dragão serpente, frequentemente representado como Ashura, é a personificação das secas e um poderoso inimigo dos Deuses. Vritra também é descrito como aquele que guardava o submundo, águas de rios, lagos e as demais fontes de água doce. Ficou conhecido após lutar contra o senhor Indra (antigo rei dos Deuses no tempo védico). O seu nome significa literalmente "cobertura e obstáculo", faz uma referência ao fato dele conter as águas, impedindo a passagem de água, que na antiga língua, também era traduzido Como cobrir ou obstruir. Este poderoso ser era descrito como uma serpente ou dragão colossal, possuindo um corpo imponente que simboliza a sua força e poder, sua aparência muitas vezes associada com os elementos aquáticos, pois ele é conhecido por literalmente conter as águas. Em algumas representações também é possível ver suas escamas brilhantes e olhos penetrantes que trazem uma sensação de ferocidade.


Característica geral

Agora um geralzão, já discutimos sobre formas serpentinas, escamas brilhantes e também formas demoníacas. Porém, uma característica geral dos espíritos aquáticos são seus olhos brilhantes, que muitas vezes são descritos como grandes e expressivos, geralmente transmitindo sentimentos variados.

Corpos elegantes também não ficam para trás, frequentemente representados com formas esguias e muitas vezes graciosas, trazendo esse aspecto da atividade e fluidez relacionada ao elemento água. Cores vibrantes também são um forte indicativo e representação - esses espíritos aquáticos podem ser representados com cores como verde, azul e dourado, mas também podem ter aspectos de cores escuras e negras. É claro que tudo depende do contexto.


Comportamento e personalidade 

Bem... Digamos que não é um dos melhores comportamentos, mas, são ótimos seres, geralmente eles são descritos de uma maneira mais travessa, inquietos e de certa forma bem curiosos, o grande problema de trabalhar com esses espíritos, é literalmente a dualidade e entender esse diferente comportamento que muda muito rápido de uma forma para outra, assim como a própria água, os espíritos que estão relacionados a esse domínio, também podem ter uma personalidade ou até mesmo um humor que muda muito rapidamente. 


Dualidade: bom humor X mau humor 

Bom humor 
Associado a energia protetora e dos guardiões, onde podemos trabalhar não só a energia de proteção, mas também, podemos trabalhar a energia para descobrir coisas que estão ocultas e que não estão sendo mostradas, quando esses carinhas estão de bom humor, eles podem ser bem travessos, benevolentes e com uma sabedoria e conhecimento enorme, são ótimos para ajudar, e sempre estão dispostos a entender e buscar uma maneira de resolver a situação, ajudando principalmente a entender os mistérios que cercam a natureza, trazendo uma maior conexão com os elementos e um certo entendimento sobre isso. Sendo ótimos também para trabalhar a espiritualidade e trazer respostas, principalmente trabalhando desenvolvimento e percepção espiritual.


Mau humor 
É aqui que o bicho pega, porque é exatamente aqui onde esses seres podem apresentar um comportamento de inquietação, podendo se manifestar com mais intensidade ou agitação, com uma tendência de agir com impulsos, levando também a uma agressividade, podendo trazer conflitos ou até mesmo a chance de ataque, (e não queiram levar uma mordida na cara). Principalmente se você estiver entrando em um território que é considerado protegido por Nagas, ou outros seres aquáticos, pois eles podem se tornar extremamente territorialistas, e dependendo do caso podem ter até mesmo ter sentimentos de vingança, algumas pessoas dizem que quando provocados eles podem ser extremamente ciumentos e vingativos, criando rivalidade. (E por favor, não queira provocar esses carinhas).


Consideração final


É claro que tudo depende do espírito, do local, da forma como ele é chamado e, principalmente, da conexão. Não é porque um espírito pode agir com esse comportamento que necessariamente todos vão agir assim. No entanto, ainda vale ressaltar que é sempre importante ficar de olho, principalmente nesses sinais. Antes de querer trabalhar com qualquer espírito ou força, é importante conhecer e buscar entender seus diferentes comportamentos e como eles podem reagir. É melhor prevenir do que precisar lidar com a dor de cabeça depois.

Comentários

Postagens mais visitadas